O Estado de S. Paulo

Três dedos de pizza, por favor!

- Patrícia Ferraz

Já vou logo avisando: vai ser impossível escolher só um pedaço. Acredite. Você vai ficar perdido diante da vitrine da nova Da Mooca Pizza Shop, inaugurada nesta semana em Pinheiros. Depois de um período de popup na Vila Madalena, o moquense Fellipe Zanuto se instalou na Fradique Coutinho, bem em frente ao Tan Tan Noodle Bar.

O negócio ali é a pizza romana, vendida em pedaços – al taglio, como se diz em Roma – e a peso. As pizzas ficam expostas numa vitrine logo à entrada: são 12 enormes retângulos acomodados, lado a lado, em assadeiras sobre o balcão. O resultado é um festival colorido que tem pizzas simples como a margherita e a napoletana, invenções como a cabronx, uma versão de calabresa à moda do Bronx (leva mussarela, linguiça apimentada diavoletti, alho-poró e manjericão). A vegana combina alho, funghi, alcachofra e berinjela; a de alcachofra é coberta com mussarela, linguiça e manjericão. Tem até uma de polpetinha­s de carne, com queijo grana padano, manjericão e alho. E uma doce, de Nutella.

Vai dar vontade de provar todas! Mas já que está numa pizzaria inspirada nas de Roma, faça como os romanos e peça um clássico do gênero: chips de batata, alecrim e queijo cacciocava­lo. É a preferida do dono da casa. Aliás, sócio. Fellipe tem como parceiro na empreitada Derek Wagner, que fez carreira em grandes marcas de foodservic­e, entre elas Starbucks.

Você olha a vitrine, escolhe os sabores e o tamanho do pedaço: dois dedos, três dedos...As fatias são cortadas com tesoura e pesadas ali mesmo no balcão. Um pedaço de dois dedos de largura pesa mais ou menos 100g e pode custar de R$ 6 a R$ 14, dependendo da cobertura. A ideia é diversific­ar os sabores.

Enquanto o cliente vai para o caixa (no caminho há uma minivitrin­e com arancini), a pizza é levada ao forno. Três minutos depois, os pedaços chegam em prato de papelão – a ideia é comer com as mãos.

A massa é feita com um blend de farinhas italianas (brancas e integrais), leva fermento biológico e fermenta por 48 horas, parte do tempo na geladeira, parte em temperatur­a ambiente. Especialis­ta em pizzas napolitana­s, Fellipe aprendeu o estilo romano com Lucca Pezzeta, da Pizzarium Bonci, em Roma.

Os retângulos são preparadas na fábrica na Mooca (de onde também saem os cornicioni da marca). São pré-assados em forno de lastro (aquele forno usado na panificaçã­o, com calor de baixo para cima). Vão para a vitrine, são cobertos e ficam ali numa tentadora exposição.

As bebidas estão numa geladeira de autosservi­ço. Por enquanto tem apenas cerveja Heineken, refrigeran­tes e sucos. Mas há a promessa de vender vinho em taça.

Quem quiser comer ali se acomoda nas mesas e nos balcões espalhados pelo salão de estilo industrial, despojado, com chão de cimento. Também pode-se levar a pizza para viagem.

 ?? FOTOS: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO ?? Sócios. Fellipe Zanuto (esq) e Derek Wagner abriram a Da Mooca Pizza Shop com a ideia de espalhar o estilo pela cidade
FOTOS: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO Sócios. Fellipe Zanuto (esq) e Derek Wagner abriram a Da Mooca Pizza Shop com a ideia de espalhar o estilo pela cidade
 ??  ?? Al taglio. A fatia é cortada com tesoura do tamanho pedido
Al taglio. A fatia é cortada com tesoura do tamanho pedido
 ??  ?? Variedade. São 12 sabores, expostos na vitrine à entrada
Variedade. São 12 sabores, expostos na vitrine à entrada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil