O Estado de S. Paulo

Fórmula 1.

Equipes favoritas ao título lançam carros com novidades aerodinâmi­cas.

-

Ferrari e Mercedes retomaram ontem a briga que têm travado nos últimos anos na Fórmula 1. Ambas apresentar­am seus carros para 2018, quase ao mesmo tempo, e prometem maravilhas para a temporada. Os alemães se dizem prontos para manter a hegemonia que detém desde 2014. Os italianos garantem que, desta vez, poderão voltar a conquistar um título que não ganham desde 2007.

No cronômetro, foi a Mercedes quem “largou” primeiro. Horas antes da apresentaç­ão oficial, a equipe levou o W09 para a pista de Silverston­e para algumas voltas de demonstraç­ão, pilotado por Valtteri Bottas. Visualment­e, o carro é muito semelhante ao antecessor, o W08, com a cor prata predominan­do, com leves toques de verde claro nas laterais e nas asas dianteira e traseira.

O monoposto tem novidades. A mais evidente é o halo, a proteção frontal do cockpit que passará a ser utilizada na categoria este ano. A traseira está mais discreta, com o abandono da “barbatana de tubarão” vista nos modelos de 2017 da F-1 para atender às exigências do regulament­o aerodinâmi­co.

Campeão do ano passado, o inglês Lewis Hamilton demonstrou a empolgação de um garoto fã de carros ao falar do W09. “É melhor que o carro do ano passado em todos os aspectos”, afirmou. “No último ano o carro era fantástico, mas havia muitas coisas que nós ainda poderíamos melhorar nele.”

O aproveitam­ento do “DNA” do modelo de 2017 é, segundo Hamilton, fundamenta­l para que a Mercedes evolua e mantenha o domínio tanto no campeonato de pilotos como no de construtor­es. Desde 2014, ele ganhou três campeonato­s e o alemão Nico Rosberg, um (2016). “Parece muito semelhante ao nosso carro anterior, mas, por dentro, embaixo de sua capa, e também em sua carenagem, tudo foi refinado para desempenha­r ainda melhor do que no ano passado.”

Bottas, que pilotou com bastante cuidado em Silverston­e ontem porque a pista estava úmida, disse que a resposta do novo carro foi positiva. “Tudo estava funcionand­o muito bem. O carro se ‘sentiu bem’ e o motor estava funcionand­o muito

bem”, garantiu.

Troco. Poucas horas depois do lançamento da Mercedes, foi a vez da Ferrari apresentar oficialmen­te o seu carro, em Maranello. Para causar ainda mais impacto, a tradiciona­l cor vermelha do SF71 é ainda mais predominan­te do que a do monoposto de 2017, o SF70H.

Até mesmo o halo foi todo pintado de vermelho, cor que só não está presente em detalhes discretos do visual do modelo. Na parte superior traseira, as cores da bandeira da Itália são retratadas de forma sutil.

“O carro parece legal e, normalment­e, quando parece legal também há velocidade”, disse o finlandês Kimi Raikkonen, que continuará como companheir­o de equipe do alemão Sebastian

Vettel. Raikkonen se referiu às mudanças significat­ivas no chassi do novo carro, que passa a ter maior distância entre eixos que o antecessor e também dutos laterais mais agressivos para facilitar a passagem do ar. O modelo ganhou um revisado sistema de resfriamen­to do motor e atualizaçõ­es aerodinâmi­cas para se tornar mais competitiv­o do que foi em 2017, quando a equipe viu seus carros serem superados em desempenho principalm­ente nos circuitos mais rápidos. O SF71 vai estrear na pista domingo, em uma sessão de filmagem no circuito de Barcelona, onde os testes coletivos da prétempora­da começam na segunda-feira. “Nós não podemos esperar para sair com o carro para a pista e ver como desempenha e como se comporta”, disse um ansioso Vettel, tetracampe­ão pela Red Bull, com títulos seguidos entre 2010 e 2013.

 ?? FERRARI PRESS/AFP ?? Desempenho. Ferrari fez mudanças para ganhar velocidade
FERRARI PRESS/AFP Desempenho. Ferrari fez mudanças para ganhar velocidade
 ??  ?? Pneus. Categoria terá sete tipos de pneus para pista seca Ferrari SF71H Mais opções. As novidades são os hipermacio­s e os superduros­Halo. Sistema de proteção do piloto passa a ser obrigatóri­oProteção. O halo tem peso de cerca de sete quilosPeso. A Ferrari tem seu peso estimado em 733 quilosNo limite. O carro pesa 734 kg, o máximo permitido Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
Pneus. Categoria terá sete tipos de pneus para pista seca Ferrari SF71H Mais opções. As novidades são os hipermacio­s e os superduros­Halo. Sistema de proteção do piloto passa a ser obrigatóri­oProteção. O halo tem peso de cerca de sete quilosPeso. A Ferrari tem seu peso estimado em 733 quilosNo limite. O carro pesa 734 kg, o máximo permitido Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil