O Estado de S. Paulo

NRA diz que ter armas é ‘direito dado por Deus’

- / C.T.

Em um discurso belicoso carregado de teorias conspirató­rias, o CEO da Associação Nacional do Rifle (NRA), Wayne LaPierre, acusou ontem os que defendem um aumento do controle de armas nos Estados Unidos de quererem instalar o “socialismo europeu” no país e acabar com as liberdades fundamenta­is previstas na Constituiç­ão. Segundo LaPierre, o acesso a armas é um direito dado “por Deus” a todos os americanos e não pode ser tirado pelos homens.

LaPierre deixou claro que não está disposto a aceitar restrições ao seu exercício e conclamou os integrante­s da NRA a defender a 2.ª Emenda da Constituiç­ão, que trata da questão das armas. O CEO da entidade disse ainda que os proponente­s de leis mais rigorosas são “oportunist­as” que fazem uso político de uma tragédia. Os mais ativos defensores de mudanças na última semana foram os alunos que sobreviver­am ao massacre de 17 pessoas em uma escola secundária da Flórida.

Em discurso durante conferênci­a de conservado­res em Washington, LaPierre propôs o aumento da segurança nas escolas e o uso de mais armas. “Para parar um cara mau com uma arma é preciso um cara bom com uma arma.”

Antes dele, a porta-voz da NRA, Dana Loesch, disse que a imprensa tradiciona­l se beneficia quando ocorre um ataque a tiros em massa. “Muitos na mídia tradiciona­l amam ataques em massa”, afirmou Loesch. “Vocês amam a audiência. Mães brancas chorando são ouro para melhorar a audiência”, afirmou a porta-voz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil