O Estado de S. Paulo

VAI PASSAR

Com o belo show ‘Caravanas’, que inicia temporada na capital paulista, Chico Buarque faz seu desacato com sutileza e elegância

- Renato Vieira

Chico Buarque estreia turnê na capital paulista – saiba quais lugares da cidade fazem parte de sua história.

Chico Buarque vive no tempo próprio da delicadeza, sem deixar de dar pernada a três por quatro se alguém lhe desafia, como diz em ‘Partido Alto’. A música está presente no show ‘Caravanas’, baseado em seu disco mais recente, que inicia temporada em São Paulo a partir de 5ª (1º). Cerca de 20% dos ingressos ainda estão disponívei­s.

Um antigo samba de Assis Valente, ‘Minha Embaixada Chegou’, abre e fecha o show, com Chico pedindo licença para o povo desacatar na batucada e vadiar em seu cordão. Seus “desacatos” são sutis e elegantes, como o bloco que une ‘Injuriado’, lançada há 20 anos, e a recente ‘Desaforos’, que parecem responder aos ataques pessoais e virtuais sofridos pelo artista.

O tempo da delicadeza, entretanto, se impõe não só no encadeamen­to entre uma música e outra, mas também no que Chico deixa evidente nas poucas vezes em que se dirige ao público. Fala com carinho dos parceiros, incluindo seu neto Chico Brown (“meu parceiro mais amado”), com quem fez ‘Massarandu­pió’, e dedica o show a Wilson Das Neves, seu baterista de décadas, morto no ano passado.

A banda dirigida por Luiz Claudio Ramos (violão, guitarra e arranjos) permanece a mesma das turnês anteriores, com Jurim Moreira substituin­do Das Neves e a presença de João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclado e vocal), Jorge Helder (baixo), Marcelo Bernardes (sopros) e Chico Batera (percussão).

 ??  ?? MEMÓRIA: Samba de Assis Valente abre show
MEMÓRIA: Samba de Assis Valente abre show

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil