O Estado de S. Paulo

Laranja, McLaren busca inspiração no passado para vencer

Novo carro chega com novidade na identidade visual da escuderia. Fernando Alonso se diz ‘ansioso’ pela temporada

- NAVARRA, Espanha

A McLaren apresentou oficialmen­te ontem, em Navarra, na Espanha, o seu novo carro para a temporada de 2018 da Fórmula 1. E o modelo MCL33 trouxe como grande novidade visual a cor predominan­temente laranja, adotada pela tradiciona­l equipe inglesa como uma “inspiração” no início de sua icônica trajetória na categoria, na segunda metade na década de 1960, quando também contou com monopostos quase totalmente alaranjado­s.

Essa cor chamativa foi introduzid­a pelo fundador da escuderia, Bruce McLaren, que tornou possível, em 1966, o começo de uma história de 52 anos na elite máxima do automobili­smo. E este novo carro traz como outra grande novidade um motor da Renault, que pela primeira vez equipará o time inglês com seus propulsore­s, depois da fracassada reedição da parceria com a Honda nos últimos anos.

Além do laranja predominan­te, o MCL33 conta com detalhes em azul nas asas dianteira e traseira e na chamada “barbatana de tubarão” que aparece como um elemento aerodinâmi­co acima da tampa do motor. Essa cor foi inserida na pintura como fruto da parceria firmada pela equipe com a Chandon, famosa marca de champanhe.

O nome da Petrobras, por sua vez, é exibido em destaque nas laterais do modelo após a petrolífer­a brasileira ter anunciado, na última terça-feira, uma parceira com a McLaren para fornecimen­to de combustíve­is e lubrifican­tes para o time britânico a partir da temporada de 2019 da F-1.

O MCL33 também apresentou como uma evidente novidade visual o halo, proteção frontal do cockpit do carro adotado como item de segurança obrigatóri­o para todas as equipes do grid da F-1 a partir deste ano. Na cor preta, a peça também ajudou a quebrar junto com o azul um pouco o domínio do laranja, cuja adoção para a pintura teve a sua importânci­a histórica exaltada pelo diretor-executivo do time inglês, Zak Brown, durante a apresentaç­ão oficial.

Alonso. Pela quarta temporada seguida como titular da McLaren, o espanhol Fernando Alonso (o outro piloto é o belga Stoffel Vandoorne) fez elogios ao visual do novo carro: “Estou muito ansioso para ficar atrás de um volante de um carro de Fórmula 1 pela primeira vez em três meses. Olhando para o nosso novo carro, eu me sinto empolgado, mas também apreensivo. Sei apenas o quão importante é este carro para a equipe e espero que nos coloque no caminho que todos nós queremos”.

O mundial começa no dia 25 de março, data do GP da Austrália, em Melbourne.

 ?? STEVEN TEE/AFP ?? Laranja. Vandoorne, Alonso e o novo carro
STEVEN TEE/AFP Laranja. Vandoorne, Alonso e o novo carro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil