O Estado de S. Paulo

Menino cai em córrego durante temporal na capital paulista

- Felipe Cordeiro Renata Okumura / COLABOROU JOSÉ MARIA TOMAZELA

Uma criança foi arrastada pela água e caiu em um córrego na região da Vila Matilde, zona leste de São Paulo, durante o forte temporal que atingiu a cidade na tarde de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 15h30 um menino teria se afogado próximo da Rua Leopoldo de Freitas, nas adjacência­s da Estação Vila Matilde da Companhia do Metropolit­ano de São Paulo (Metrô).

Nove viaturas da corporação realizaram buscas. Por volta das 19 horas, os trabalhos foram interrompi­dos por falta de condições técnicas. Os bombeiros previam retomar as atividades hoje às 5h30, em quatro pontos.

Segundo o Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s (CGE), toda a capital paulista estava em estado de atenção para alagamento­s às 18 horas. Na zona sul, o Córrego Morro do S, no Capão Redondo, transbordo­u às 16h45 na Avenida Carlos Caldeira Filho, na altura da Rua Túlio Mugnaini. Na capital, havia seis pontos de alagamento, dois deles intransitá­veis: na Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Mello, na altura da Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste; e na Rua Coronel Marques Ribeiro, próximo da Rua José Bernardo Pinto, na zona norte paulistana.

Chuvas fortes com rajadas de vento também derrubaram árvores, alagaram ruas e arrastaram carros em três cidades do interior, na tarde desta segunda-feira. Em Rio Claro, ao menos seis importante­s avenidas foram tomadas pelas águas. Casas e estabeleci­mentos comerciais foram invadidos pela enxurrada, que também arrastou vários carros. Os próprios moradores ajudaram os ocupantes a saírem dos veículos. Alguns semáforos se apagaram.

Em Cordeirópo­lis, a chuva com rajadas de vento derrubou árvores e o tronco de uma paineira atingiu uma granja no bairro Cascalho, mas não houve vítimas. Uma estrada rural foi coberta pelo transborda­mento de um córrego.

Também houve alagamento­s em Campinas. No Jardim das Oliveiras, várias ruas foram tomadas pela água, que chegou às calçadas. Conforme a Defesa Civil, os casos foram pontuais.

Tempo. Nos próximos dias, o tempo continua com condições típicas do verão. “O fluxo de ar quente e úmido provenient­e da Região Centro-Oeste ajuda a formar áreas de instabilid­ade. As pancadas de chuva serão mais frequentes no fim das tardes”, prevê o CGE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil