O Estado de S. Paulo

Cafu aposta que Neymar será o craque do Mundial

Capitão da seleção brasileira na conquista do penta acredita que atacante do PSG atingirá o ápice na Rússia

- D.B.

Multicampe­ão, o ex-lateral Cafu mostra otimismo quando o assunto é Neymar. O ex-jogador acredita que a mudança do Barcelona para o Paris Saint-Germain fez bem ao atacante e o projetou como possível craque da Copa do Mundo que será realizada na Rússia.

“O Neymar sabe que é a oportunida­de que ele vai ter de demonstrar para todo mundo o que pode fazer. Em 2014, ele teve a contusão que o atrapalhou, mas esse ano será diferente. Ele vem em uma ascensão muito grande e tenho certeza que o futebol dele vai crescer ainda mais e será fundamenta­l para a seleção brasileira”, disse o ex-jogador, em entrevista coletiva realizada em Mônaco, onde será realizado a entrega do Prêmio Laureus. Cafu é um dos membros da academia que participa da premiação.

Ao ser questionad­o se Neymar fez uma boa escolha ao trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain, o ex-lateral se esquivou e disse que só o jogador poderia responder a essa questão. Entretanto, explicou que no clube francês o atacante brasileiro tem maiores possibilid­ades de cresciment­o e tende a amadurecer por ter que encarar novos desafios e maiores responsabi­lidades.

“A gente sabe que a estrela no Barcelona é o Messi. No Barcelona, Neymar não teria como se destacar, pois por mais que fizesse, teria uma outra estrela maior e o foco jamais estaria nele. Hoje, é ele quem tem a responsabi­lidade de classifica­r o time nas competiçõe­s e levar o PSG para coisas grandes’’, comparou o lateral, campeão mundial pela seleção brasileira nas Copas de 1994 e 2002.

Sem surpresas. Cafu ainda disse que não espera por grandes surpresas na próxima Copa, mas, se tivesse que apostar em algum azarão, a Bélgica seria a sua escolha. Em relação ao Brasil, ele destacou o fato de os principais jogadores estarem atuando em grandes clubes da Europa, algo que pode dar maior experiênci­a para eles.

“O Brasil é uma seleção bem treinada, que não teve uma experiênci­a boa em 2014, mas o time é outro e os atletas estão acostumado­s com grandes competiçõe­s. Acredito que fará um grande Mundial e há boa chance de título”, projetou.

O brasileiro ainda comentou sobre o reencontro Brasil x Alemanha, dia 27 de março, em amistoso em Berlim. “Não tem jeito, vão falar do 7 a 1 direto e isso é algo que nunca vai ser esquecido. É como a derrota na Copa de 50. Sempre que tem um Brasil contra o Uruguai, lembram daquele jogo. Mas passou, né? Agora é outra Copa. Se tiver que enfrentar a Alemanha, faz parte. O resultado ficou na história e é vida que segue. Não tem que ficar lamentando. É um resultado negativo que nunca vai ser apagado da história. Pronto, acabou.” /

 ?? BORIS STREUBEL/GETTY IMAGES ?? Experiênci­a. Cafu vê como positivo o fato de vários brasileiro­s atuarem em times europeus
BORIS STREUBEL/GETTY IMAGES Experiênci­a. Cafu vê como positivo o fato de vários brasileiro­s atuarem em times europeus
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil