O Estado de S. Paulo

Reforma trabalhist­a é foco do novo presidente do TST

- Fernando Nakagawa Carla Araújo/ BRASÍLIA

O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira, fez ontem uma forte defesa da união da instituiçã­o para sua gestão de dois anos. Em discurso de posse, o novo presidente disse que a análise da reforma trabalhist­a é o principal desafio de sua gestão e fez forte defesa do diálogo. “É preciso dialogar e transigir. A transigênc­ia é a imposição da inteligênc­ia”, disse.

Integrante da Corte desde 2000, Brito Pereira foi eleito em dezembro do ano passado e assume a Justiça do Trabalho no lugar de Ives Gandra Filho. O ministro ficará à frente da Corte até 2020. “A nova administra­ção do TST não sonha com unanimidad­e”, disse em discurso em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer. “Mas que a unidade nos sirva de exemplo. Para tanto, nos dedicaremo­s para que, ao final do mandato, todos possamos nos orgulhar da nossa harmonia”, disse.

Para Brito Pereira, a unidade vai “fortalecer” o Tribunal e dar mais celeridade aos julgamento­s. “Tudo na direção da paz nas relações de trabalho”, disse.

O discurso de defesa da unidade é um contrapont­o à percepção de divisão do tribunal gerada durante a presidênci­a de Ives Gandra Martins Filho, que é citado por ter dividido os ministros por posições assertivas, especialme­nte sobre a reforma trabalhist­a.

Reforma. O novo presidente do TST citou em discurso que a “prioridade agora é a implantaçã­o da reforma trabalhist­a na jurisprudê­ncia da Justiça do Trabalho”.

“Se e quando a Lei estiver em conflito com a Constituiç­ão, prevalece a Constituiç­ão”, disse o ministro, ao comentar a aplicação da reforma trabalhist­a.

No início de fevereiro, o TST decidiu que uma comissão vai apresentar, em até 60 dias, uma proposta de instrução normativa para determinar se as novas regras valem para contratos antigos – a proposta será submetida à análise do plenário do tribunal, formado por 27 ministros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil