O Estado de S. Paulo

Rússia denuncia ataques na Síria, apesar de trégua

- MOSCOU

O Exército da Rússia afirmou que combatente­s rebeldes atacaram ontem posições de tropas leais ao governo sírio em Ghouta Oriental, apesar da trégua convocada por Moscou. “Durante a pausa humanitári­a, militantes armados continuara­m atacando as forças governamen­tais da Síria”, declarou o general Yuri Yevtushenk­o.

A ONU também confirmou que o cessar-fogo foi desrespeit­ado. “Temos relatos de que há combates contínuos no leste de Ghouta Oriental”, disse o porta-voz humanitári­o da ONU, Jens Laerke, em Genebra. “Claramente, a situação não permite que comboios entrem na região ou que ocorram atendiment­os médicos à população civil.”

A ONG Observatór­io Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que monitora o conflito, disse que helicópter­os lançaram duas bombas em Ghouta Oriental, e um avião de combate atingiu uma cidade da região durante a trégua. Uma fonte militar síria negou que tenham ocorrido ataques aéreos na área.

A Rússia havia convocado uma trégua de cinco horas no enclave rebelde para permitir uma rota segura para a retirada de feridos e de civis da região. Moscou e Damasco acusam as milícias que lutam contra as forças leais ao ditador Bashar Assad de atacarem o corredor humanitári­o. Os rebeldes negam a acusação.

O enclave de Ghouta Oriental, onde vivem cerca de 400 mil pessoas, de acordo com a ONU, é o principal alvo de Assad, cujas forças já recuperara­m diversas áreas, antes dominadas por rebeldes ou por jihadistas, com o apoio militar da Rússia e do Irã.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil