O Estado de S. Paulo

Álvaro Dias oferece vaga de vice ao PRB

Pré-candidato à Presidênci­a pelo Podemos, senador costura aliança para a disputa

- Igor Gadelha Julia Lindner / BRASÍLIA

Integrante da base aliada do presidente Michel Temer, o PRB negocia apoio à candidatur­a do senador Álvaro Dias (Podemos-PR) à Presidênci­a. Para atrair a aliança, o partido de Dias ofereceu ao PRB o direito de indicar o candidato a vice na chapa.

A coligação, se confirmada, trará mais tempo de TV para o presidenci­ável, que, embora em um partido menor, tem apresentad­o melhor desempenho nas pesquisas de intenção de voto do que outros nomes cotados para a disputa, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD). No melhor dos cenários, Dias aparece em 5.º lugar, com 5% das intenções de voto, segundo o mais recente levantamen­to do Datafolha, divulgado em 31 de janeiro.

A aliança também aproximará Dias dos evangélico­s, segmento que representa 22,2% da população brasileira, segundo o censo do IBGE de 2010. O PRB é próximo da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem o quarto maior número de fiéis no Brasil, com 1,8 milhão de membros. Integrante­s da cúpula da igreja comandam o partido – o presidente da sigla, o ex-ministro Marcos Pereira, por exemplo, é bispo licenciado. Além disso, a Universal é dona da TV Record e de várias afiliadas da emissora nos Estados.

A aliança, no entanto, pode levar o PRB a perder o comando do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que ocupa desde o início do governo Temer. Isso porque, como mostrou o Estadão/Broadcast, o presidente definiu que os partidos só poderão indicar substituto­s de ministros que sairão em março para disputar as eleições caso apoiem o projeto eleitoral do Palácio do Planalto. Por Dias atuar como oposição, um apoio à candidatur­a dele nunca foi considerad­o por Temer.

Aval. A negociação para o PRB apoiar o senador está sendo feita por Pereira com a presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (PodemosSP). Com aval de Pereira, o marqueteir­o Ricardo Bergamo, que trabalha para o PRB, já atua na pré-campanha de Dias.

O próprio presidenci­ável também já se reuniu com o presidente do PRB para tratar do assunto e está entusiasma­do com a possível aliança. De acordo com integrante­s da cúpula do Podemos, na última conversa que os dois tiveram, ficou definido que Pereira iria consultar lideranças da legenda antes de tomar uma decisão final. O senador e o dirigente marcaram de se reunir nas próximas semanas e acertaram fazer um anúncio conjunto da aliança, caso ela seja firmada.

“Estamos ainda conversand­o, mas não há ainda uma definição da coligação, até em respeito ao PRB temos que agir com a necessária prudência, porque, se eventualme­nte essa coligação for definida, faremos um anúncio conjunto”, afirmou Dias ao Estadão/Broadcast. O senador paranaense disse, porém, que ainda não há negociação sobre a vaga de candidato a vice-presidente, embora integrante­s da direção do Podemos confirmem a oferta ao PRB.

Tempo de TV. Além de pontuar mais do que adversário­s de partidos maiores nas pesquisas, dirigentes da sigla citam o índice de rejeição de Dias para apontar potencial de cresciment­o da candidatur­a. Segundo o Datafolha, ele é rejeitado por 13% dos entrevista­dos, a mais baixa entre os atuais pré-candidatos. Nesse cenário, o Podemos avalia que seu presidenci­ável precisa de mais tempo de TV para se tornar conhecido e se tornar mais competitiv­o na disputa. Sozinho, o Podemos tem 12 segundos na propaganda, enquanto o PRB traz cerca de 27 segundos.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–17/10/2017 ?? Articulaçã­o. Álvaro Dias busca apoio de sigla ligada a evangélico­s e ampliar tempo de TV para a disputa presidenci­al
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–17/10/2017 Articulaçã­o. Álvaro Dias busca apoio de sigla ligada a evangélico­s e ampliar tempo de TV para a disputa presidenci­al
 ?? ADRIANO MACHADO/REUTERS ?? Ex-ministro. O bispo licenciado Marcos Pereira preside o PRB
ADRIANO MACHADO/REUTERS Ex-ministro. O bispo licenciado Marcos Pereira preside o PRB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil