O Estado de S. Paulo

Candidatos a vice do COB expõem suas plataforma­s

Ex-atleta Marcel, José Medalha, técnico de basquete e o dirigente Marco Antônio La Porta disputam a posição

- Paulo Favero

Os três candidatos ao cargo de vice-presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) participar­am ontem, em São Paulo, de um debate promovido pela entidade sem fins lucrativos Sou do Esporte. Entre os presentes estavam o ex-jogador de vôlei Nalbert, e a ex-jogadora de basquete Paula, além de Thiago Pereira (natação), Beatriz Futuro (rúgbi) e Tiago Camilo (judô).

Por mais de três horas, Marco Antônio La Porta, presidente da CBTri (Confederaç­ão Brasileira de Triatlo), Marcel de Souza, exjogador da seleção de basquete, e José Medalha, técnico de basquete, colocaram suas propostas e debateram o esporte nacional. Respondera­m questões sobre a presença de atletas trans no esporte, as modalidade­s de neve e gelo e sua importânci­a em um país tropical, esportes eletrônico­s e quanto movimentam economicam­ente, critérios para divisão do repasse da Lei Piva, o Conselho Administra­tivo do COB, entre outros temas.

La Porta é considerad­o o candidato de boa parte das confederaç­ões, até por presidir uma. Numa situação normal, seria favorito, pois é bem comum as entidades votarem em seus pares. “As confederaç­ões nunca foram tão ouvidas no COB como hoje”, explicou La Porta, que em diversas oportunida­des elogiou o presidente Paulo Wanderley Teixeira.

Após o afastament­o de Carlos Arthur Nuzman da presidênci­a, houve abertura para que os atletas tivessem mais espaço. Foi assim que Marcel surgiu como um candidato representa­tivo da classe. “Se a gente faz esse trabalho todo, vou ter de ficar mais perto do COB. É uma missão. Meu compromiss­o é levar esse entendimen­to de que os atletas precisam ser ouvidos e serem mais integrados com os dirigentes. Quero chegar lá para dar minha colaboraçã­o.’’

José Medalha defende mais investimen­to no esporte escolar. Ele tem trajetória acadêmica e profission­al, o que, acredita, pode ajudar a aprimorar a gestão no COB. “Se os eleitores entenderem que minha experiênci­a pode ser útil, vou me dedicar completame­nte.’’

A eleição no COB será em 23 de março, e além do novo vicepresid­ente, serão definidos os 10 representa­ntes no Conselho de Administra­ção e os cinco no Conselho de Ética. Participam da votação os 48 membros da Assembleia do COB (presidente­s das 35 confederaç­ões filiadas, os 12 atletas mais bem votados para a composição da Comissão de Atletas e o representa­nte brasileiro no COI, Bernard Rajzman).

 ?? MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO-26/10/2017 ?? Disputa. Paulo Wanderley, presidente do comitê
MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO-26/10/2017 Disputa. Paulo Wanderley, presidente do comitê

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil