O Estado de S. Paulo

Os destaques do primeiro bimestre

Novatos como o Volkswagen Polo (dir.) ganharam espaço neste início de ano e causaram alterações no ranking de vendas. Veja os carros que brilharam

- Rafaela Borges

O primeiro bimestre de 2018 mostrou algumas mudanças na lista dos 20 carros mais vendidos do Brasil. Além disso, também houve alteração em posições no ranking de alguns segmentos, como os de utilitário­sesportivo­s (leia mais abaixo) e de sedãs médios, por exemplo.

O maior destaque do período é o Volkswagen Polo. Lançado em novembro, o hatch compacto parece ter se consolidad­o no quarto lugar do ranking de vendas, posição que ocupou em janeiro e fevereiro.

No mês passado, o Polo somou 4.942 emplacamen­tos. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, registrou 11.574 unidades vendidas.

À frente do Polo aparecem Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka – tanto em fevereiro como no acumulado de 2018 (veja quadro abaixo).

O bom resultado do Volkswagen no primeiro semestre não está relacionad­o à pré-venda pela qual passou o carro. As unidades reservadas nesse processo foram todas praticamen­te entregues nos últimos dois meses do ano passado.

Renault. O Kwid, que foi o segundo carro mais vendido do Brasil em seu primeiro mês cheio de vendas (setembro de 2017), voltou a brilhar no ranking em fevereiro de 2018. O hatch, que havia deixado a lista dos dez mais emplacados a partir de outubro, ficou com a quinta posição desse ranking no mês passado.

O Kwid somou 4.506 emplacamen­tos em fevereiro. No acumulado de 2018, porém, ainda não conseguiu retornar à lista dos dez mais emplacados do Brasil. O hatch compacto da Renault é o 13º colocado.

A reação do Kwid é fruto da aceleração da produção do carro, anunciada pela Renault no início de fevereiro. Em comunicado, a montadora informou que o objetivo era entregar 10 mil unidades à rede de concession­árias até o fim do mês passado. Assim, o carro deve repetir o bom desempenho em março. Isso porque, até o dia 22 de fevereiro,

ele ainda não estava na lista dos dez mais vendidos. A aceleração nos emplacamen­tos ocorreu nos últimos dias do mês.

Sedãs médios. No segmento, o Toyota Corolla continua reinando. Com 3.869 emplacamen­tos, além de líder da categoria,

ele foi o oitavo carro mais emplacado do Brasil em fevereiro.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, o Toyota soma 8.354 emplacamen­tos. A surpresa do primeiro bimestre no segmento de sedãs médios, porém, foi o Chevrolet Cruze.

O modelo conseguiu ficar à frente do Civic no primeiro bimestre. O Honda até foi melhor em fevereiro (com 1.893 emplacamen­tos, ante os 1.754 registrado­s pelo Chevrolet).

No entanto, com a vantagem que o Cruze obteve em fevereiro, conseguiu assumir a vice-liderança no segmento de sedãs médios. O Chevrolet somou, no primeiro bimestre, 3.315 exemplares vendidos, ante os 2.970 do Honda.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ??
FELIPE RAU/ESTADÃO
 ?? CHEVROLET ?? Cruze. Modelo ultrapasso­u o Civic entre os sedãs médios
CHEVROLET Cruze. Modelo ultrapasso­u o Civic entre os sedãs médios
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Kwid. Renault promoveu aceleração na produção do hatch compacto e resultados começaram a aparecer no fim de fevereiro
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Kwid. Renault promoveu aceleração na produção do hatch compacto e resultados começaram a aparecer no fim de fevereiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil