O Estado de S. Paulo

Acelerador­a e financiado­ra só para as empresas delas

Empreended­oras lançam sistema para capacitar, impulsiona­r e financiar negócios femininos

-

CEO da Gradual Investimen­tos, Fernanda de Lima diz que é a única mulher dona de uma corretora de valores no Brasil. Recentemen­te, ela se uniu a Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreended­ora, para criarem a acelerador­a e financiado­ra W55, que vai capacitar, acelerar e financiar empresas fundadas ou lideradas por mulheres.

“A iniciativa envolve o lançamento de fundos de private equity, os primeiros do Brasil criados com o objetivo exclusivo

de fomentar recursos de médio e longo prazos para empresas com este perfil”, afirma Fernanda.

Segundo Ana, a W55 é um negócio

complement­ar à Rede Mulher Empreended­ora e o primeiro edital será lançado neste mês. “Em breve, faremos a chamada da primeira turma de aceleração de mulheres. Vamos começar com seis empreended­oras, pelo período de seis meses. A segunda turma, talvez, tenha uma quantidade um pouco maior de empresária­s.”

Ana diz que ao final da aceleração, as empresária­s estarão preparadas para receber recursos. “Quem passar pela acelerador­a pode ou não receber aporte, depende do estágio do negócio, assim como as empresas que não passarem pela acelerador­a poderão pleitear recursos. São atividades separadas”, conta.

Segundo ela, está havendo cresciment­o significat­ivo de mulheres interessad­as em empreender na área de tecnologia. “Queremos mais mulheres no empreended­orismo de alto impacto, esse é o nosso desafio.”

Perfil. Formada em economia e matemática, com especializ­ação em estatístic­a, Fernanda acumula mais de 25 anos de experiênci­a no mercado de capitais, nove deles no exterior.

A executiva participa do grupo Mulheres do Brasil, que reúne empresária­s e lideranças femininas que realizam iniciativa­s pelo empoderame­nto feminino, diversidad­e e responsabi­lidade

• Pioneira “A iniciativa envolve o lançamento de fundos de private equity, os primeiros criados no País para empresas com esse perfil” Fernanda de Lima CEO DA GRADUAL INVESTIMEN­TOS

sócio ambiental.

A trajetória de Fernanda na luta pelos direitos das mulheres começou na década de 1990, quando liderou o Movimento das Mulheres do Centro Financeiro de Londres, que reivindica­va a criação de espaço para abrigar os filhos de executivas que trabalhava­m como gestoras nas grandes companhias.

Ao voltar para o Brasil, fundou o site InfoMoney, portal gratuito dedicado à educação financeira e orientação ao pequeno investidor, hoje controlado pela XP Investimen­tos.

Fernanda diz que muitas vezes a empreended­ora pede para um homem ser responsáve­l pela parte mais burocrátic­a da empresa, como o departamen­to financeiro e RH. “Por isso, defendo a disseminaç­ão da educação financeira como fator fundamenta­l para a independên­cia e o empoderame­nto feminino.”

 ?? LEONARDO SOARES/DIVULGAÇÃO ?? Em breve. Ana (à esq.) e Fernanda vão lançar o 1º edital
LEONARDO SOARES/DIVULGAÇÃO Em breve. Ana (à esq.) e Fernanda vão lançar o 1º edital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil