O Estado de S. Paulo

EQUIPES NOS EUA E NO BRASIL

- / F.S.

Afabricant­e de aeronaves Embraer está mobilizand­o equipes de engenheiro­s em sua matriz – em São José dos Campos (SP) – e em suas unidades no Vale do Silício, na Flórida, e em Massachuse­tts, nos Estados Unidos, para pensar o futuro da mobilidade urbana. Esses profission­ais trabalham para viabilizar o desafio que a brasileira aceitou do Uber: a criação de um protótipo de uma aeronave elétrica leve para transporte em curtas distâncias.

O desenvolvi­mento do projeto, que deverá ter os primei-

ros testes comerciais em 2023 – nascida des americanas de Austine Los Angeles eemDub ai, nos Emirados Árabes Unidos –, é sigiloso. No entanto, segundo uma fonte, a fabricante trabalhari­a em um “carro voador” de quatro lugares, e não de dois, como sugeriu o Uber inicialmen­te. Procurada, a empresa não quis dar entrevista.

Há vários parceiros trabalhand­o com o app de transporte no projeto, masa Embraer – que atualmente negocia uma união com agigante americana Bo ei ng–éomaiord eles. Aintençã od abrasileir­a, apurou o Estado, é incentivar sua equipe de 6 mil engenheiro­s para pensar não só as aeronaves em si, mas os sistemas de tráfego aéreo e outras necessidad­es de infraestru­tura para permitir que os veículos possam sobrevoar as cidades com segurança.

 ?? REUTERS-25/4/2017 ?? No ar. Embraer incentiva time a pensar em ‘carro voador’
REUTERS-25/4/2017 No ar. Embraer incentiva time a pensar em ‘carro voador’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil