O Estado de S. Paulo

Projeto prevê prisão para quem divulgar fake news

- COM LEONEL ROCHA

Está em tramitação no Congresso um conjunto de projetos para tipificar quem cria ou dissemina notícias falsas na internet. Das 12 propostas que tramitam na Câmara e no Senado, dez chegaram ao longo de 2017 e 2018. A maioria qualifica como crime a divulgação das fake news. Em uma delas, o deputado Francisco Floriano (DEM-RJ) vai além e propõe reclusão de dois a seis anos, além de multa, para quem “divulgar fatos inverídico­s sobre partidos ou candidatos”. A punição é maior que a de homicídio culposo, que prevê detenção de um a três anos.

» No controle. Em seu projeto, Floriano agrava a pena para quatro a oito anos de reclusão se o conteúdo falso for divulgado em “imprensa, rádio ou televisão”.

» Conselheir­o. Na última terça, dois dias antes de se lançar pré-candidato ao Planalto, Rodrigo Maia (DEMRJ) fez um bate-volta a São Paulo para discutir “a economia do País” com o exministro Delfim Netto. O encontro não foi registrado na agenda oficial de Maia.

» Na mira. O ex-ministro da Fazenda, da Agricultur­a e do Planejamen­to foi alvo da 49.ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada ontem, e teve a casa e o escritório vasculhado­s pela PF. A Justiça também bloqueou R$ 4,4 milhões das contas dele.

» Reação. A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) decidiu processar os responsáve­is pelos xingamento­s que recebeu pelas redes sociais na época em que aguardava decisão da Justiça para tomar posse no Trabalho.

» Na gaveta. Cristiane Brasil guardou cópias das mensagens ofensivas e espera que a Polícia Federal identifiqu­e os autores.

» No forno. O Ministério do Planejamen­to deve encaminhar ao presidente Michel Temer, para publicação na segunda-feira, uma medida provisória que remaneja R$ 190 milhões ao Ministério da Defesa para ajudar nos planos emergencia­is com venezuelan­os.

» Fronteira fechada? O pacote de bondade veio depois que o ministro de Direitos Humanos, Gustavo Rocha, visitou Pacaraima. Estranhame­nte, nenhum venezuelan­o chegou à fronteira quando a comitiva do governo estava por lá.

» No limite. Oito deputados do DEM informaram ao partido que vão esperar até junho para saber se continuam com a candidatur­a de Rodrigo Maia ao Planalto ou aderem à campanha de Jair Bolsonaro.

» Joga contra. No grupo de democratas fiéis a Bolsonaro estão Luiz Mandetta (MS), Alberto Fraga (DF) e Onyx Lorenzoni (RS).

» Audacioso. Este último vai além. Lorenzoni quer propor uma aliança entre o DEM e o PSL. Sugere que Maia seja lançado como vice de Bolsonaro.

» Por outro lado... Resolução do Partido Novo proíbe pré-candidatos da legenda de apoiar movimentos políticos sem autorizaçã­o do comando nacional sob pena de expulsão. Também será considerad­o infidelida­de partidária quando um membro da sigla apoiar candidato de outra legenda.

» Do limão. Ao lançar um sistema de logística para o agronegóci­o, o ministro Blairo Maggi agradeceu aos movimentos sociais, que vandalizar­am o ministério no ano passado. “Queimaram tudo e aí apareceu verba para fazer a reforma deste auditório”, brincou.

 ?? ELIANE CANTANHÊDE/ ESTADÃO ?? CLICK. Sem terno e gravata, o ministro Dyogo Oliveira (Planejamen­to) se diverte com os amigos nos finais de semana em restaurant­es que servem comida nordestina.
ELIANE CANTANHÊDE/ ESTADÃO CLICK. Sem terno e gravata, o ministro Dyogo Oliveira (Planejamen­to) se diverte com os amigos nos finais de semana em restaurant­es que servem comida nordestina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil