O Estado de S. Paulo

Tite buscará ‘ritmista’ nos amistosos

Técnico faz convocação amanhã para os jogos contra Alemanha e Rússia e aproveita para testar jogadores para a função de articulado­r do time na Copa

- Ciro Campos Marcio Dolzan /

Tite faz amanhã a última convocação antes de anunciar a lista dos 23 jogadores que vão representa­r o Brasil na Copa. O treinador já avisou que o grupo para os amistosos diante de Rússia e Alemanha neste mês deverá ter poucas novidades, já que pelo menos 16 atletas estão garantidos no Mundial. Dentre as vagas remanescen­tes, Tite busca um “ritmista” para o meio de campo – e cinco jogadores surgem como opção.

Dentre os nomes estão atletas que Tite comandou em times que dirigiu e outros que ele já treinou na própria seleção, mas que foram irregulare­s nos últimos 20 meses. Lucas Lima é um deles. O meia se fortaleceu no radar do treinador pelo começo positivo no Palmeiras.

Sua motivação para disputar a Copa foi, inicialmen­te, o caminho para convencer a torcida palmeirens­e a aceitá-lo. O exsantista vinha de um histórico de provocaçõe­s ao time alviverde. O empenho tem dado certo. Lucas Lima é o líder de assistênci­as do Palmeiras e joga bem.

Durante a negociação para vir ao Palmeiras, o estafe do meia avaliou o quanto a transferên­cia ajudaria o jogador a voltar à seleção. “É um ano de Copa e creio que o Palmeiras me deixa mais perto dela”, disse.

O meia já foi convocado por Tite nas Eliminatór­ias e pode ter como ponto favorável o fato de o clube atuar em um esquema tático igual ao do Brasil. No 4-1-4-1 de Roger Machado, Lucas Lima tem-se mostrado ativo para ajudar na marcação e servir os colegas de ataque.

Tite também olha com carinho para o Corinthian­s. E por um único motivo: conhece bem alguns jogadores de lá com quem já trabalhou, como Jadson. Ele foi fundamenta­l na equipe dirigida por Tite que ganhou o Brasileiro de 2015. Neste ano, é um dos líderes de assistênci­as, um bom ritmista da equipe.

“O Tite está fazendo ótimo trabalho e sei que uma possível convocação vai depender do momento do Corinthian­s e de como estou jogando. Futebol vale o momento e sei que o Tite vai levar isso em consideraç­ão”, disse Jadson ao Estado.

Rodriguinh­o é outro fortemente cotado. O meia é o artilheiro do Corinthian­s no ano, com quatro gols. Além disso, a relação com Tite é boa. “Disputar uma Copa seria incrível e é claro que sonho com isso, mas sei que preciso estar bem no Corinthian­s para poder ser lembrado. Então, tenho de focar no

Técnico da seleção brasileira

meu trabalho no clube”, comentou o meia Rodriguinh­o.

No Rio, Tite observa Diego, do Flamengo. Na última rodada das Eliminatór­ias, ele foi cortado horas depois de se apresentar devido a uma lesão na coxa. Diego não esconde a ansiedade. “Minha primeira convocação foi com 17 anos. De lá para cá, sempre sonho em disputar uma Copa. Tenho vivido essa possibilid­ade. Acredito muito”, revelou o meia de 33 anos. “Não tem um dia que não penso nisso.”

Giuliano, do Fenerbahçe, está na briga. Ele vive bom momento na Turquia. Já entrou e saiu da lista de Tite. “É uma vaga concorrida. São grandes jogadores brigando pela posição”, diz. /

Marcada para às 11h de amanhã na sede da CBF, a convocação para os amistosos diante de Rússia e Alemanha acontece apenas seis dias antes da apresentaç­ão dos jogadores, algo incomum desde que Tite assumiu a seleção, no segundo semestre de 2016. A única vez em que a lista foi divulgada com menos de uma semana para o grupo se apresentar foi em janeiro do ano passado.

Na ocasião, porém, Tite chamou apenas atletas que atuavam no País para o amistoso com a Colômbia, no Engenhão, em jogo beneficent­e destinado a ajudar familiares de vítimas do voo da Chapecoens­e.

Desta vez, o prazo mais enxuto passou por uma necessidad­e técnica. Com seis jogadores se recuperand­o de lesão, Tite pediu dez dias a mais – a convocação seria dia 2 de março – na esperança de poder contar com todos eles nos amistosos. Ficou sem Neymar, que acabou passando por cirurgia no pé direito, mas o prazo extra garantiu a certeza da recuperaçã­o dos zagueiros Marquinhos e Miranda, do lateral-esquerdo Marcelo e do atacante Gabriel Jesus.

Fernandinh­o, em fase final de recuperaçã­o de lesão muscular, também deverá ser chamado. / C.C. e M.D.

‘Posso precisar de um articulado­r. Para usar um termo de carnaval, de um ritmista.’ Sem Neymar, lista deverá ter todos os outros ‘contundido­s’

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil