O Estado de S. Paulo

Sem produto brasileiro, siderúrgic­a fica inviável

Segundo presidente da California Steel, não há oferta suficiente de aço semiacabad­o nos EUA para atender empresa

-

As siderúrgic­as integradas americanas não fabricam aço semiacabad­o em volume suficiente para atender à demanda da California Steel, disse o CEO da empresa, Marcelo Botelho Rodrigues. Localizada­s em Estados da região Leste, elas usam quase toda a produção em sua própria fabricação de aços laminados. Ainda que existisse oferta, o custo de transporte das placas de aço até a sede da California Steel seria cinco vezes superior ao de trazê-las do Brasil pelo mar.

Segundo Rodrigues, a imposição da tarifa de 25% sobre a importação de produtos semi-acabados vai tirar a capacidade de sua companhia de competir com siderúrgic­as que adotam outros modelos de negócio, já que nenhuma delas terá de pagar mais pela matéria-prima que utiliza. As grandes siderúrgic­as integradas da região Leste fazem o aço a partir de minério de ferro e carvão, que não foram afetados pela barreira. Um número crescente de outras usa sucata processada em fornos elétricos. Intensas usuárias de energia, essas indústrias respondem por dois terços do aço fabricado nos EUA, disse Rodrigues.

Em razão de regulações ambientais, a Califórnia e a costa Oeste dos EUA não têm siderúrgic­as integradas (que usam altos-fornos) nem as baseadas em fornos elétricos. E transporta­r por terra o aço que está a cerca de 2.000 km de distância é economicam­ente inviável. Isso significa que a tarifa terá um efeito dominó em setores como construção e infraestru­tura da região, que usam as bobinas de aço da California Steel para fabricar seus produtos finais.

São esses argumentos que Rodrigues apresentar­á ao governo americano para pedir a não aplicação da tarifa sobre as importaçõe­s da empresa. Ao anunciar a barreira, o presidente Donald Trump disse que sua administra­ção negociaria com empresas dos EUA e governos dos países afetados para abrir eventuais exceções, caso a caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil