O Estado de S. Paulo

Clássicos como o RS2 dos anos 90 brilham em Genebra

Empresas especialis­tas em personaliz­ar carros têm bom espaço no Salão de Genebra

- Tião Oliveira O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA AUDI

Os principais destaques do Salão de Genebra deste ano são eletrifica­ção e condução autônoma. Mas a feira, que vai até domingo, continua pródiga em lançamento­s de carrões, como a versão conversíve­l do Lamborghin­i Huracán Performant­e, e os feitos por preparador­as como Brabus e Mansory.

Pode parecer curioso, mas o objetivo dessas empresas é tornar ainda mais exclusivos carros como Mercedes Classe S, Aston Martin DB11 e até Bugatti Veyron. “Apenas de combinaçõe­s de acabamento para o interior são mais de 3.500 opções”, afirma Julico Simões, presidente da Strasse, importador­a da Brabus no País.

No enorme estande da Brabus no salão há mais de 30 veículos expostos. Entre os que mais chamam a atenção estão o Aston Martin DB11SP:610, da Startech, uma das divisões da empresa alemã, e o Brabus 900 One for Ten.

O primeiro traz itens exclusivos como rodas, peças feitas de fibra de carbono, e interior totalmente personaliz­ado. O cupê esportivo inglês também recebeu atualizaçõ­es no motor V12, que ganhou 100 cv e agora gera 612 cv. O torque subiu de 69 para 81,6 mkgf.

Ao menos duas unidades do Aston Martin DB11SP:610 já têm dono no Brasil. Os preços não foram revelados.

O Brabus 900 One for Ten, por sua vez, recebeu várias peças feitas de fibra de carbono, acabamento interno requintado e muita pimenta. Com apenas dez unidades produzidas, o jipão da Mercedes-Benz é baseado no Classe G AMG 65 e tem 800 cv . Se fosse vendido no Brasil (isso está descartado), custaria mais de R$ 7 milhões.

Da Mansory, por sua vez, cujo estande reúne opções de personaliz­ação de carros como Rolls-Royce e Ferrari, talvez a maior atração seja um Bugatti Veyron.

O superespor­tivo, que acrescenta ao nome o termo Vivere (viver, em português), recebeu pintura exclusiva que faz lembrar uma espécie de camuflagem militar.

O modelo pode até ter personaliz­ação de gosto duvidoso, mas durante o tempo todo há gente em volta do carro na feira.

 ?? TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO ??
TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO
 ?? FOTOS: TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO ?? Veyron. Carro preparado pela Mansory tem pintura que lembra camuflagem e sobrenome Vivere (viver, em português)
FOTOS: TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO Veyron. Carro preparado pela Mansory tem pintura que lembra camuflagem e sobrenome Vivere (viver, em português)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil