O Estado de S. Paulo

Cultura contribui para que as mulheres sejam as mais atingidas

Especialis­ta ressalta importânci­a e peso da verbalizaç­ão que pais e mães passam aos filhos, sobretudo na 1ª infância

-

O termo ‘síndrome do impostor’, conhecido desde os anos 1970, por meio do estudo feito pelas pesquisado­ras da Universida­de Dominicana da Califórnia. Rose Clance e Suzanne Imes apontaram que 70% das pessoas bem-sucedidas, a maior parte mulheres, estariam sujeitas à síndrome.

Psicóloga, coach e gestora de capital humano e de operações da Thomas Case, Márcia Vazquez diz que o fato de mulheres serem as maiores vítimas se deve a componente­s psicológic­os, porque ainda temos uma cultura que considera que algumas competênci­as são masculinas, outras femininas.

“Sociologic­amente, já sabemos que homens parecem ser privilegia­dos para determinad­as funções, pois existem valores e papéis distintos, impostos pela cultura machista. Projetos desafiador­es são para homens, porque a sociedade considera que eles têm caracterís­ticas de personalid­ade para isso.”

Segundo ela, valores são condiciona­ntes que estarão presentes para o resto da vida e, no geral, são consolidad­os na primeira infância, até os sete anos.

“Tudo isso faz com que as meninas, ao se tornarem mulheres, tenham autoestima baixa. Elas terão sempre o inconscien­te lhes dizendo que não podem ocupar posições masculinas. É uma questão muito complexa.”

Nesse contexto, Márcia ressalta a importânci­a e o peso existente na verbalizaç­ão de pais e mães, e dos valores que eles passam desde a infância aos filhos. “E ainda criamos mulheres de forma diferente da de homens. Isso é muito perigoso.”

A psicóloga afirma que um apoio terapêutic­o, de amigos e de um mentor pode ajudar a superar a crença limitante de que mulheres não podem ocupar determinad­as posições.

“Existem ambientes organizaci­onais nos quais as mulheres são bem-vindas e que consideram que as coisas funcionam melhor com elas. Em outros, os homens são mais bem-vindos. Isso pode ocorrer em unidades de uma mesma empresa instaladas em países diferentes.”

 ?? THOMAS CASE & ASSOCIADOS ?? Saída. Márcia recomenda apoio terapêutic­o e mentor
THOMAS CASE & ASSOCIADOS Saída. Márcia recomenda apoio terapêutic­o e mentor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil