O Estado de S. Paulo

De volta ao começo

- Marcelo Lima / REPORTAGEM

No seu sentido literal, a palavra ebanista designa aquele que produz objetos a partir do ébano, madeira nativa da Ásia, célebre por sua cor escura e alta resistênci­a. Com o tempo, porém, passou a designar todo profission­al que manipula madeiras nobres de maneira especial por meio de técnicas de marchetari­a, incrustaçõ­es e encaixes, como é o caso do carioca Ricardo Graham. “Trabalho basicament­e por meio de encaixes. Eles são muito interessan­tes e ao mesmo tempo desafiador­es. Sem falar na perícia exigida na sua execução e no tempo dedicado para realizá-los, que é bem maior”, conforme explica o designer, um dos destaques da mostra Rio+Design, que completa dez anos e será realizada em Milão, de 17 a 22 do mês que vem, nesta entrevista exclusiva ao Casa.

• Como e por que surgiu oEbanista?

Estudei e pratiquei na Itália e na França, por quatro anos. Quando eu retornei ao Brasil, em 2006, abri minha oficina. Com o passar do tempo, um dia fui entrevista­do para uma matéria que foi intitulada O Ebanista. Um título simples e forte, que me estimulou a criar a minha marca oEbanista. E, desde então, tem sido esse meu objetivo: usar técnicas tradiciona­is para criar objetos de qualidade, valorizand­o as madeiras. Sempre, claro, com certificad­os de origem de manejo florestal ou demolição.

Após estudar na Itália, você retorna ao país com a mostra Rio + Design. O que há de mais italiano e de brasileiro em seu trabalho?

É sempre um orgulho participar desta mostra em Milão e mostrar o meu trabalho no país no qual tanto aprendi. Eu estudei ebanesteri­a em língua italiana, utilizei madeiras europeias, aprendi o oficio com um mestre de Brianza, zona ao norte de Milão, famosa por sua excelência no setor moveleiro. A impressão cultural, até no modo de organizar o dia a dia da marcenaria, tudo isso trouxe comigo. Daqui, levo comigo minha memória manual, e meu trabalho de experiment­ação, voltado para a criação de uma linguagem própria.

Os encaixes são um dos pontos altos de seu trabalho. Como eles estão presentes na mostra?

Vou exibir nove produtos, entre móveis e objetos. Neles, há muitos encaixes aparentes nos quais exploro a mistura de madeiras. Assim, além da função estrutural, o encaixe passa a ter um valor estético. Por isso, recomendo: vejam de perto minhas peças, passem a mão, sintam a solidez das junções. Minha história está aí.

 ?? ZUPPA FILMES ??
ZUPPA FILMES
 ??  ?? FOTOS: SALVADOR CANTO b
O sofá Paris, outra das peças que estarão em exibição na mostra Rio+Design
FOTOS: SALVADOR CANTO b O sofá Paris, outra das peças que estarão em exibição na mostra Rio+Design
 ??  ?? Vasos em três variedades distintas de madeira que serão apresentad­os em Milão
Vasos em três variedades distintas de madeira que serão apresentad­os em Milão
 ??  ?? j
O banco Aragonez e, ao lado, o ebanista Ricardo Graham
j O banco Aragonez e, ao lado, o ebanista Ricardo Graham

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil