O Estado de S. Paulo

Piñera toma posse como presidente do Chile

- Carla Araújo ENVIADA ESPECIAL VALPARAÍSO, CHILE

A socialista Michelle Bachelet transmitiu ontem a presidênci­a do Chile para o conservado­r Sebastian Piñera. O empresário assume o comando do país pela segunda vez. A cerimônia aconteceu no Congresso Nacional chileno, na cidade de Valparaíso, e contou com a presença de diversas autoridade­s do continente, entre elas o presidente da Argentina, Mauricio Macri, do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e do Brasil, Michel Temer.

Temer chegou atrasado à cerimônia e entrou no Congresso depois de Piñera. Poucos minutos depois de sua entrada, Bachelet chegou em carro aberto acenando para as poucas pessoas presentes no local, que tem uma área de restrição grande.

Piñera derrotou Alejandro Guillier nas eleições do ano passado e volta a ocupar o Palácio de La Moneda quatro anos depois, substituin­do novamente Bachelet. O empresário de 68 anos obteve mais de 54% dos votos no segundo turno da votação. Político de centro-direita, Piñera assume o poder em um ambiente atribulado, pois não terá maioria no Congresso.

Despedida. Na terça-feira, a seis dias do fim de seu mandato, Bachelet apresentou ao Congresso um projeto de uma nova Constituiç­ão. A Carta atual foi promulgada em 1980, durante a ditadura de Augusto Pinochet. A nova Constituiç­ão – uma das principais promessas de campanha de Bachelet – busca garantir direitos como acesso à saúde e à educação e tem de ser aprovada pelo Congresso e ratificada por referendo popular.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil