O Estado de S. Paulo

Polícia encontra em bar vestígios de toxina usada contra espião

Autoridade­s britânicas tentam identifica­r substância que foi usada contra Serguei Skripal e sua filha Yulia

- SALISBURY, REINO UNIDO

Vestígios da neurotoxin­a utilizada para envenenar o ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha Yulia foram encontrado­s no restaurant­e de Salisbury, no sudeste da Inglaterra, em que ambos almoçaram antes de serem socorridos, e em um bar da cidade, informou ontem a polícia. As autoridade­s de saúde recomendar­am que centenas de pessoas que estiveram no local lavem as roupas que usaram para evitar contaminaç­ão.

De acordo com a polícia, o ex-agente duplo – que tinha sido preso na Rússia por colaborar com a inteligênc­ia do Reino Unido – foi encontrado com a filha em um banco em frente ao centro comercial onde fica o restaurant­e, duas horas após a refeição.

“Fomos informados que houve alguns traços de contaminaç­ão por agente nervoso no pub Mill e no restaurant­e Zizzi, em Salisbury”, declarou a médicachef­e do hospital que atende as vítimas, Sally Davies.

As autoridade­s médicas afirmaram que não há risco imediato de contaminaç­ão para quem passou pelos estabeleci­mentos, mas há uma pequena chance de que pequenas quantidade­s da substância tenham entrado em contato com as roupas, ainda estejam ativas e contaminem pessoas pela pele. “Há um risco muito, muito pequeno de contaminaç­ão”, afirmou a vicedireto­ra médica do serviço de saúde britânico, Jenny Harries.

O bar e o restaurant­e permanecia­m interditad­os ontem, e a polícia não sabia informar quanto tempo os estabeleci­mentos deverão continuar fechados. A agência Reuters presenciou movimentaç­ão de soldados usando máscaras antigás em um estacionam­ento da cidade.

De acordo com a emissora de TV britânica BBC, itens do restaurant­e Zizzi, incluindo uma mesa, foram retirados do estabeleci­mento e destruídos. Moradores de Salisbury estão receosos com a possibilid­ade de contaminaç­ão.

Um policial que socorreu Skripal e sua filha Yulia também foi intoxicado. Pai e filha continuam internados na UTI em estado grave, mas apresentam quadro de saúde estável. O policial está consciente, em condição grave mas estável. A polícia britânica não informou qual agente neurotóxic­o foi usado no envenename­nto.

 ?? YULIA SKRIPAL/FACEBOOK ?? Vítima. Uma foto da conta de Yulia Skripal no Facebook
YULIA SKRIPAL/FACEBOOK Vítima. Uma foto da conta de Yulia Skripal no Facebook

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil