O Estado de S. Paulo

Zagueiro Vitor Hugo homenageia Astori com gol da vitória

Em dia de homenagens ao beque morto semana passada, ex-atleta do Palmeiras faz 1 a 0 para a Fiorentina

- FLORENÇA

No primeiro jogo da Fiorentina após a morte do zagueiro e capitão Davide Astori, coube ao seu substituto, o brasileiro e ex-jogador do Palmeiras, Vitor Hugo, o responsáve­l por uma grande homenagem ao ídolo falecido na semana passada. Ao fazer o gol da vitória sobre o Benevento, por 1 a 0, pelo Campeonato Italiano, o defensor exibiu uma camiseta com a foto de Astori e fez o gesto de continênci­a. “Pela primeira vez na vida não fiquei muito feliz por fazer um gol, talvez por sentir que era ele quem deveria estar ali e não eu”, disse Vitor Hugo. “Mas pude homenagear quem mais me abraçou quando cheguei.”.

O gol e a comemoraçã­o de Vitor Hugo foram os momento altos de uma série de referência­s ao jogador encontrado morto em seu quarto de hotel no último domingo, em Údine, onde a equipe estava concentrad­a para o duelo com a Udinese. Astori morreu de parada cardíaca.

Os jogadores da Fiorentina entraram em campo com a camisa de número 13 e o nome de Astori nas costas. Também havia uma bandeira no centro do gramado com a imagem do jogador e a frase “capitão para sempre”. Os torcedores exibiram faixas e camisas com a foto do atleta e gritaram seu nome. Antes do apito inicial, os dois elencos se abraçaram e prestaram o minuto de silêncio.

Em campo também havia crianças com as camisas da Fiorentina e do Cagliari. Foram lançados dezenas de balões com as cores do time de Florença. A partida foi paralisada aos 13 minutos do primeiro tempo. Na arquibanca­da, formou-se um mosaico com a frase “Davide 13”.

Após o reinício da disputa, aos 25, Victor Hugo, que ficou com a vaga do capitão, marcou de cabeça o único gol do jogo.

O jogador estava na Fiorentina desde 2011. Ele também defendeu a seleção italiana em 14 partidas, entre 2011 e 2017, e esteve presente na Copa das Confederaç­ões em 2013, no Brasil.

A morte de Astori levou a Federação Italiana de Futebol a adiar os jogos da rodada do último domingo do Campeonato Italiano. Como forma de homenagear o zagueiro, Fiorentina e Cagliari, duas das equipes em que ele atuou na Itália, decidiram aposentar a camisa de número 13, número que Astori vestiu atuando pelos dois clubes.

 ?? FABIO MURRU/EFE ?? Reverência. Em jogo da Fiorentina, luto por Astori
FABIO MURRU/EFE Reverência. Em jogo da Fiorentina, luto por Astori

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil