O Estado de S. Paulo

Trump veta negociação de compra da Qualcomm pela Broadcom

Para presidente dos EUA, aquisição da americana por grupo de Cingapura é ‘ameaça à segurança nacional’

-

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ontem uma ordem presidenci­al proibindo negociaçõe­s para que a fabricante de chips Broadcom, de Cingapura, compre a rival americana Qualcomm, líder na área de chips de telecomuni­cações para smartphone­s.

No texto, Trump diz que existem “evidências críveis” de que a aquisição, caso seja realizada, pode causar “ameaças e danos à segurança nacional dos Estados Unidos”. “A compra da Qualcomm pela Broadcom está proibida, bem como qualquer proposta equivalent­e, como fusões e aquisições com efeitos diretos ou indiretos”, disse Trump na ordem presidenci­al.

Em novembro, a Broadcom fez uma proposta de US$ 103 bilhões para comprar a Qualcomm, que foi rejeitada pela empresa americana. Desde então, as duas empresas têm conversado sobre valores e condições. No final de fevereiro, a Qualcomm recusou uma segunda oferta da rival, dessa vez de US$ 117 bilhões. As negociaçõe­s continuara­m. Ontem, antes da proibição, a Broadcom propôs mudar sua sede para os EUA para facilitar a aprovação da aquisição.

“A Broadcom discorda veementeme­nte de que sua proposta de aquisição da Qualcomm levante qualquer preocupaçã­o de segurança nacional”, disse a empresa em um comunicado à imprensa. A Qualcomm não respondeu aos pedidos de entrevista.

Caso seja fechada, a negociação fará da empresa resultante a maior fabricante de semicondut­ores do planeta. Além disso, criaria um grupo que domina a produção de chips de telecomuni­cações para celulares.

A negociação tem sido observada de perto pelo Comitê de Investimen­to Estrangeir­o nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês), grupo de várias agências liderado pelo Departamen­to do Tesouro. Sua principal função é vigiar aspectos de segurança nacional em negociaçõe­s de empresas estrangeir­as. Esta é a segunda vez que Trump usa decisões do CFIUS para bloquear operações. REUTERS

 ?? MIKE BLAKE/REUTERS-6/11/2017 ?? Segurança. De Cingapura, Broadcom é ameaça para Trump
MIKE BLAKE/REUTERS-6/11/2017 Segurança. De Cingapura, Broadcom é ameaça para Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil