O Estado de S. Paulo

Humala diz que está preso por ‘vingança’

-

O ex-presidente peruano Ollanta Humala escreveu em artigo publicado pelo jornal El Comercio, do Peru, que ele e sua mulher estão presos por “vingança”. “Depois de 30 anos, sou o primeiro presidente que optou por viver no Peru com sua família após o mandato. No entanto, a vingança e o ódio não mexeram apenas comigo, mas com toda a minha família”, afirmou. “Isso não é justo. É uma vingança.”

A pedido do Partido dos Trabalhado­res (PT), a campanha presidenci­al de Humala, em 2011, teria recebido US$ 3 milhões da Odebrecht. Em julho, Humala foi o primeiro ex-presidente da América Latina a ir para a cadeia em razão do acordo de delação premiada fechado por Marcelo Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

De acordo com Humala, ele e sua mulher, Nadine Heredia, que também está presa, não são investigad­os por corrupção ou suborno porque nenhum trabalho público de seu governo está vinculado à empreiteir­a brasileira. “Nós somos os únicos que estão cumprindo prisão preventiva abusiva e arbitrária. Estamos cumprindo oito meses de prisão sem nenhuma acusação formal.”

Segundo Humala, o Ministério Público peruano buscou informaçõe­s no exterior sobre o ele e Nadine, mas “nunca encontrou nada”. Para o ex-presidente, “há inconsistê­ncias grosseiras” no depoimento dado por Jorge Barata, ex-representa­nte da Odebrecht no Peru. “Ele (Barata) me via como uma ameaça aos interesses da empresa e me considerav­a inimigo.” Em fevereiro, em depoimento em São Paulo, Barata confirmou a promotores peruanos que deu dinheiro para a campanha presidenci­al de Humala, em 2011.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil