O Estado de S. Paulo

Governo paulista promete atender a pedido de reitores

-

A Secretaria de Desenvolvi­mento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado informou, em nota, que deve atender à demanda dos reitores, “desde que não haja impediment­o por conta das restrições decorrente­s da legislação eleitoral”. O titular da pasta, responsáve­l pelo diálogo entre o Executivo e as instituiçõ­es, é o vice-governador Márcio França (PSB). Ele deve assumir o governo no próximo mês, quando o governador Geraldo Alckmin pretende deixar o Palácio dos Bandeirant­es para disputar as eleições presidenci­ais pelo PSDB.

Em 2012, ano em que foi aprovada a lei de cotas no ensino superior federal, o governo do Estado propôs a criação de um programa de ações afirmativa­s na USP, Unicamp e Unesp. A proposta incluía a criação de um fundo de apoio à inclusão social, que envolveria governo e as universida­des. A ideia, porém, não saiu do papel.

Mesmo após cortes de gastos nos últimos anos, as universida­des ainda vivem dificuldad­es financeira­s. Conforme o Estado revelou em dezembro, USP e Unicamp previram déficit de R$ 560 milhões para 2018 em seus orçamentos. A Unesp atrasou e parcelou o 13.º salário para parte dos servidores.

USP, Unicamp e Unesp receberam do governo estadual, em 2017, R$ 9,1 bilhões, mas 97% disso foi para a folha salarial de professore­s e técnicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil