O Estado de S. Paulo

CICLOVIAS GANHAM APROVAÇÃO DE CICLISTAS

SEGUNDO ELES, ANTES DAS OBRAS ERA DIFÍCIL E PERIGOSO PEDALAR NA REGIÃO POR CONTA DOS VÁRIOS BURACOS E IRREGULARI­DADES NA PISTA

-

No movimentad­o trecho da Rua dos Pinheiros, entre as avenidas Pedroso de Morais e Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo, Gilmário dos Santos Barros, 21 anos, trafega tranquilo pela ciclovia. A bicicleta, equipada com cestos na parte da frente e de trás, é seu instrument­o de trabalho. Barros atua como entregador de uma padaria há três anos e chega a fazer 50 viagens por dia levando pedidos de clientes pela região.

Ele conta que o recapeamen­to realizado no local — obra entregue no final de janeiro deste ano — tornou menos árdua sua tarefa. “A faixa de bicicleta ficou maior. E, antes, havia muito buraco”, diz. Segundo o entregador, circular com a bike carregada de pedidos já é um desafio de equilíbrio e força. Ter de desviar dos obstáculos no caminho torna a missão ainda mais complicada. “É muito ruim andar assim [em ruas com asfalto irregular]. Ficou mais seguro e mais rápido para fazer as entregas no bairro.”

Quem usa a ciclovia para lazer também aprovou o resultado. O dentista Pedro Henrique Denofrio, 32 anos, co- memora a mudança – e os ganhos que ela trouxe para o seu treino. Ele relata que algumas partes da ciclovia não estavam em bom estado. “Agora, a gente não precisa mais se preocupar em desviar de buraco, mas em pedalar.”

Denofrio conta que o recapeamen­to ajudou ainda na “saúde” das magrelas. “Antes, era necessário trocar de roda a cada três meses, porque elas quebravam com frequência.” Além disso, ele enfatiza que a sinalizaçã­o ganhou um upgrade . “A faixa está mais visível. Dessa maneira, os motoristas respeitam mais [os ciclistas]. A sinalizaçã­o lateral também ficou melhor, e as tartarugas [tachões refletivos] estão mais altas. Os carros costumavam invadir a faixa. E agora, não.”

Kevin Banach, 23 anos, é analista administra­tivo na região de Pinheiros e usa o trecho da ciclovia todos os dias há cerca de um ano e meio. Ele diz que ficou mais fácil pedalar na região. “Tinha um declive [perto da calçada] muito ruim. A ciclovia era bem desnivelad­a. Com certeza, melhorou para os ciclistas.”

 ??  ?? Para Gilmário dos Santos Barros, a ciclofaixa ficou mais segura e agilizou as entregas
Para Gilmário dos Santos Barros, a ciclofaixa ficou mais segura e agilizou as entregas
 ??  ?? Pedro Henrique Denofrio comemora que não precisa mais desviar dos buracos
Pedro Henrique Denofrio comemora que não precisa mais desviar dos buracos
 ??  ?? “Melhorou para os ciclistas”, comenta Kevin Banach
“Melhorou para os ciclistas”, comenta Kevin Banach

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil