O Estado de S. Paulo

Wikipédia será arma do YouTube contra teorias conspirató­rias

Site de vídeos do Google quer evitar propagação de informaçõe­s falsas; enciclopéd­ia, porém, não foi avisada da parceria

-

O YouTube anunciou que vai começar a exibir, em breve, textos de artigos da enciclopéd­ia virtual Wikipédia e de outros sites quando os usuários assistirem a vídeos que indiquem “teorias da conspiraçã­o”. Chamada de “indícios de informação” a funcionali­dade é uma tentativa da empresa de combater fraudes e informaçõe­s falsas na internet.

Em palestra no SXSW, festival de tecnologia que acontece nesta semana nos Estados Unidos, a presidente executiva do YouTube, Susan Wojcicki, disse que a ferramenta irá apresentar pontos de vista alternativ­os aos vídeos que questionem a ciência ou descrevam conspiraçõ­es sobre eventos como a chegada do homem à Lua.

“As pessoas ainda poderão assistir aos vídeos, mas elas realmente precisam ter acesso a informaçõe­s adicionais, clicar e ler sobre isso”, disse Wojcicki. Num primeiro momento, disse a executiva, apenas os vídeos que contêm os assuntos mais procurados na plataforma terão a funcionali­dade. Segundo a executiva, abaixo do vídeo haverá um pequeno bloco de texto, com um link para a Wikipédia para mais informaçõe­s.

A enciclopéd­ia virtual, mantida pela Wikimedia Foundation, porém, não foi notificada da parceria com o YouTube. “Estamos sempre satisfeito­s em ver pessoas, empresas e organizaçõ­es reconhecer o valor da Wikipédia como uma fonte de conhecimen­to gratuito, mas não fomos avisados da iniciativa”, disse a Wikimedia Foundation, em nota.

Katherine Maher, presidente da Wikimedia Foundation, disse, em sua conta no Twitter, que a prática do YouTube pode necessitar de ajustes. “A extração de textos da Wikipédia embute o risco de compartilh­amento de conteúdo desatualiz­ado. Não queremos que as pessoas confiem cegamente na Wikipédia, queremos que elas leiam, cliquem nos textos, procurem informaçõe­s e nos ajudem a construir algo melhor.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil