O Estado de S. Paulo

Facebook bloqueia página de extremista­s

-

O Facebook anunciou ontem que bloqueou a página oficial e o perfil dos líderes do grupo de extrema-direita Britain First (Grã-Bretanha em primeiro lugar) pela violação de regras contra a incitação de ódio na rede social.

A rede social disse que não costuma remover posts ou páginas com conteúdo controvers­o e que por vezes os usuários reclamam dessa postura. Mas informou que, mesmo após uma série de notificaçõ­es oficiais, o grupo de extrema-direita quebrou as regras da plataforma contra o ódio com postagens contrárias ao islamismo.

“Somos uma plataforma aberta a todas as ideias, e o discurso político faz parte da liberdade expressão”, disse a rede social, em seu blog oficial. “Mas há momentos em que o discurso político legítimo se torna um discurso destinado a provocar o ódio contra grupos em nossa sociedade.”

O grupo. Apesar de repetidame­nte tentar eleger candidatos ao governo, o Britain First não tem forte influência política nas eleições.

No Facebook, a página do grupo tinha mais de 2 milhões de fãs. No Twitter, o Britain First ficou famoso após ter publicaçõe­s compartilh­adas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O islamismo é o principal alvo do grupo, que já defendeu invasões a mesquitas na Grã-Bretanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil