O Estado de S. Paulo

Elegância e violência na direção de Figgis em ‘Justiça Cega’

- Luiz Carlos Merten

Justiça Cega INTERNAL AFFAIRS. (EUA, 1990.) DIR. DE MIKE FIGGIS, COM RICHARD GERE, ANDY GARCIA, NANCY TRAVIS, LAURIE METCALF. Andy Garcia entra para a força e fica obcecado por colega policial de quem descobre os esquemas corruptos. Garcia tenta expor Richard Gere, mas o outro não é só esperto. Não tem escrúpulos e não recua diante de nada – assassinat­o? – para se manter a salvo. É sempre bom rever filmes que resistem ao tempo e até crescem na revisão. Gere e Garcia transborda­m erotismo, o diretor Figgis filma com elegância e, como músico que é, pauta sua mise-en-scène por noções muito precisas de ritmo. E ainda tem o elenco, além da dupla de astros. Você poderá (re)ver Elijah Wood bem antes da saga Senhor dos Anéis. E Laurie Metcalf, como a policial séria. Laurie quem? Quase 30 anos depois, ela foi indicada para o Oscar de coadjuvant­e como a mãe de Saoirse Ronan em Lady Bird. Perdeu para Allison Janney, de Eu, Tonya. É – já era – maravilhos­a, como você poderá confirmar.

PARAMOUNT, 0H20. REPR., COL., 114 MIN.

VEJA TAMBÉM O Último Cine Drive-in

(BRASIL, 2015.) DIR. DE IBERÊ CARVALHO, COM OTHON BASTOS, ZÉCARLOS MACHADO, BRENO NINA, FERNANDA ROCHA.

Em Brasília, filho tenta salvar o cine drive-in decadente do pai. Na verdade, é a família que ambos tentam preservar. Um filme tão simples quanto belo, venceu Gramado.

C. BRASIL, 19H15. REPR., COLORIDO, 100 MIN.

Maratona da Morte

MARATHON MAN . (EUA, 1976.) DIR. DE JOHN SCHLESINGE­R, COM DUSTIN HOFFMAN, LAURENCE OLIVIER, ROY SCHEIDER, MARTHE KELLER.

Laurence Olivier é assustador como (ex)nazista que tortura Dustin Hoffman na cadeira do dentista. Prepare-se para fortes emoções.

TEL. CULT, 19H40. REPR., COL., 125 MIN.

 ?? PARAMOUNT ?? Richard Gere. Com Andy Garcia: cenas do mundo em desequilíb­rio
PARAMOUNT Richard Gere. Com Andy Garcia: cenas do mundo em desequilíb­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil