O Estado de S. Paulo

Philippe Garrel, o amor e a psicanális­e

‘Amante Por Um Dia’ entra para ser um dos grandes filmes do ano

- Luiz Carlos Merten

Numa entrevista por telefone, de Paris, Philippe Garrel diz algo importante sobre o novo filme, Amante Por Um Dia, que estreia nesta quinta, 15. “Como homem sou naturalmen­te atraído pelas mulheres, mas elas também me interessam dramaturgi­camente. Só que, quando estou numa relação, não tenho distanciam­ento nem vontade de investigar o comportame­nto feminino. No filme, sim, e requisitei mulheres para trabalhar comigo no roteiro, inclusive Caroline Deruas, com quem sou casado. Seu aporte foi muito interessan­te.”

Amante Por Um Dia é um filme francês, com cara de filme francês. O protagonis­ta é um intelectua­l, um professor, que tem um affair com uma aluna. E ocorre de sua filha ter levado o fora do namorado, e ter de morar com ele. Duas mulheres, e de idades próximas. Conversam coisas de mulheres. Com o homem maduro é (pode ser) outro. Embora tenha surgido no cinema francês pós-nouvelle vague, Philippe Garrel não deixa de ser, tardiament­e, um autor da ‘nova onda’. Ele admite – “Não faço cinema referencia­l, para homenagear meus mestres, mas (Jean-Luc) Godard de alguma forma está sempre presente no meu cinema. Adoro seu cinema político, e o preto e branco de seus primeiros filmes, que remetem aos (irmãos) Lumière.”

Um filme de amor? “Não necessaria­mente. Vejo Amante Por Um Dia mais como um filme de psicanális­e.” E Garrel acrescenta. “Meu cinema mudou quando comecei a trabalhar com (Jean-Claude) Carrière. Ele me colocou uma nova maneira de narrar, estruturar. E, por sua parceria com (Luis) Buñuel, traz naturalmen­te elementos políticos, psicanalít­icos, porque o surreal pertence muito ao domínio do inconscien­te.” Eric Caravaca faz o pai, o professor. Esther Garrel, filha de Philippe, é a filha. “Já filmei Louis, meu filho, e Maurice, meu pai, que talvez tenha sido minha maior influência na vida. Filmar os filhos, o pai, tem algo de documentár­io, que impregna a ficção.”

 ?? CDI FILMS ?? Gilles e Ariane. Éric Caravaca e Louise Chevillott­e
CDI FILMS Gilles e Ariane. Éric Caravaca e Louise Chevillott­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil