O Estado de S. Paulo

Vice de presidente do Peru diz que destituiçã­o é golpe

Pedro Pablo Kuczynski enfrenta processo de impeachmen­t por envolvimen­to com empreiteir­a Odebrecht

- LIMA

A segunda vice-presidente do Peru, Mercedes Aráoz, que poderá substituir Pedro Pablo Kuczynski (PPK) caso ele seja destituído pela votação de impeachmen­t a que será submetido no dia 22, declarou ontem que o novo processo de afastament­o aprovado pelo Congresso tem a intenção de dar “um golpe de Estado parlamenta­r”.

Kuczynski é acusado de ter sido beneficiad­o ilegalment­e pela empreiteir­a brasileira Odebrecht em pelo menos duas oportunida­des. Assim como o processo de impeachmen­t enfrentado por PPK no fim de dezembro, a nova moção – aprovada por 87 congressis­tas, o exato número de votos necessário­s para a destituiçã­o – pretende declarar a presidênci­a vaga por “incapacida­de moral” do presidente. Em dezembro, PPK conseguiu reverter o voto de parlamenta­res fujimorist­as – dias depois, ele concedeu um indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori, condenado por crimes contra a humanidade.

“Não é porque queiram derrubar somente o presidente. Querem derrubar o procurador do país, o Tribunal Constituci­onal, tomar todo o poder”, disse Aráoz.

PPK recebeu ontem em sua residência integrante­s do comitê do Congresso responsáve­l pela investigaç­ão da Lava Jato no país, para ser interrogad­o a respeito de seus vínculos com a Odebrecht. Quando enfrentou a votação de impeachmen­t, em 21 de dezembro, Kuczynski foi acusado de ter mentido sobre uma consultori­a de US$ 782 mil feita à Odebrecht quando ele era ministro da Economia do ex-presidente Alejandro Toledo, entre 2004 e 2006.

Fraudes. Ontem, o presidente peruano foi questionad­o sobre as rodovias Interoceân­ica Sul e Norte. A Odebrecht afirma que pagou US$ 20 milhões a Toledo para obter a licitação da obra, o que o expresiden­te nega. Kuczynski era o ministro encarregad­o dos contratos públicos no governo de Toledo.

 ?? ERNESTO ARIAS/EFE ?? Poder. Aráoz pode suceder a PPK se ele perder o cargo
ERNESTO ARIAS/EFE Poder. Aráoz pode suceder a PPK se ele perder o cargo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil