O Estado de S. Paulo

Renovação de CNH fica mais burocrátic­a a partir de junho.

Motorista terá de fazer dez aulas e acertar 70% do teste; exame de direção exigirá duas balizas

- Júlia Marques

Tirar e renovar a Carteira Nacional de Habilitaçã­o (CNH) vai ficar mais difícil a partir de junho. Resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no último dia 8 estabelece a obrigatori­edade de curso e prova para quem planeja renovar a CNH nas categorias A e B (motos e veículos de passeio). Também modifica regras para a formação de condutores e para o exame de direção. As novas normas entram em vigor no dia 5 de junho.

Os motoristas que pretendem renovar a CNH deverão fazer um curso teórico de dez aulas, de 50 minutos de duração cada, e uma prova com 30 questões de múltipla escolha, além de exame médico. Antes, apenas o exame médico era obrigatóri­o para renovar a CNH.

Será necessária a frequência de 100% no curso – as aulas poderão ser feitas presencial­mente nos Detrans de cada Estado, em autoescola­s ou a distância. Segundo Jackson Lucena, coordenado­r de Educação do Departamen­to Nacional de Trânsito (Denatran), o órgão oferecerá o curso em plataforma online gratuita. Os Detrans também oferecerão as aulas presenciai­s e gratuitas.

Será aprovado o motorista que acertar 70% da prova. O exame será, obrigatori­amente, presencial e poderá ser taxado – ainda não há uma decisão sobre a questão nem qual valor seria cobrado. Em caso de reprovação no teste, o motorista terá de esperar três dias para fazer um novo exame.

Segundo Lucena, o objetivo da mudança é atualizar o condutor. “Quando o motorista tirou a CNH cinco anos atrás, muita coisa mudou. Todos os dias temos mais veículos nas ruas, mais ciclistas e motociclis­tas.”

Em nota no site, o Sindicato das Autoescola­s de São Paulo considerou a mudança uma modernizaç­ão na formação dos condutores, mas destacou a necessidad­e de esclarecim­ento sobre os novos procedimen­tos. “Se os 90 dias (para aplicação da norma) não forem suficiente­s, o Contran pode estender esse prazo”, diz Lucena.

Habilitaçã­o. O exame de direção também deve ficar mais difícil. Isso porque o teste de baliza, temido pelos condutores, exigirá duas manobras: uma em estacionam­ento paralelo ao meio-fio e outra simulando o estacionam­ento em uma garagem, com a retirada do veículo.

 ??  ??
 ?? MÁRCIO FERNANDES DE OLIVEIRA/ESTADÃO-2/1/2014 ?? Tecnologia. Serão exigidas seis aulas em simuladore­s
MÁRCIO FERNANDES DE OLIVEIRA/ESTADÃO-2/1/2014 Tecnologia. Serão exigidas seis aulas em simuladore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil