O Estado de S. Paulo

Governo suspende exportaçõe­s da BRF

-

Medida, que atinge 10 das 35 unidades produtivas da empresa, interrompe exportaçõe­s de carne de ave para União Europeia

O Ministério da Agricultur­a decidiu interrompe­r temporaria­mente a produção e certificaç­ão sanitária de produtos de aves da BRF exportados do Brasil para a União Europeia a partir de ontem, em mais um revés para a maior exportador­a de carne de frango do mundo.

A suspensão ocorre após a BRF ter sido alvo de uma nova fase da operação Carne Fraca da Polícia Federal, no início do mês, e em meio a discussões sobre mudança de gestão da empresa. A medida afeta 10 fábricas da companhia nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e Goiás. A BRF tem no Brasil 35 unidades produtivas.

Técnicos do Ministério da Agricultur­a vão se reunir na próxima semana em Bruxelas com as autoridade­s sanitárias das UE para prestar esclarecim­entos técnicos. Após a reunião, a medida será reavaliada, disse a BRF em nota.

Resposta. O Ministério da Agricultur­a acredita que possa resolver a questão em até 30 dias, afirmou o secretário de Defesa Agropecuár­ia da pasta, Luiz Eduardo Rangel.

Ele ressaltou que o governo brasileiro está convicto de que os aspectos levantados pela UE para a suspensão dos embarques são inadequado­s. “Temos controle de redundânci­a suficiente para garantir que os produtos exportados para lá tenham as garantias sanitárias que eles precisam”, afirmou.

A agência de classifica­ção de risco Standard & Poor’s reduziu para “BB+” a nota de crédito da companhia, definindo a perspectiv­a como negativa. A redução coloca a empresa em grau especulati­vo na escala da S&P. Antes do corte, a nota ainda estava no patamar de grau de investimen­to, em “BBB-”.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 23/3/2017 ?? Risco. S&P reduziu ontem a nota de crédito da exportador­a
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 23/3/2017 Risco. S&P reduziu ontem a nota de crédito da exportador­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil