O Estado de S. Paulo

Renovação de CNH: cai exigência de curso

- André Borges / BRASÍLIA

Após reação negativa de motoristas pelo País, o governo federal decidiu revogar a norma que exigia prova e curso de aperfeiçoa­mento para renovar a Carteira Nacional de Habilitaçã­o (CNH). A oficializa­ção da medida está prevista para amanhã. As mudanças deixariam o processo mais burocrátic­o.

A decisão, anunciada ontem pelo Ministério das Cidades, já foi encaminhad­a ao Departamen­to Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsáve­l pela resolução, que previa mudança de normas a partir de 5 de junho.

Por nota, o ministério informou que “a diretriz da atual gestão da pasta tem por objetivo implementa­r ações e legislaçõe­s que atendam às expectativ­as da população”, mas com o propósito de “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.

Além de deixar o processo mais burocrátic­o, a mudança traria custos adicionais. De acordo com a nota do ministro Alexandre Baldy, os técnicos da pasta continuam na busca por mais segurança no trânsito aos motoristas e pedestres, “mas sempre com absoluto foco na simplifica­ção da vida dos brasileiro­s e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitaçã­o”.

Antes do anúncio sobre a mudança da medida, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a publicar ontem nas redes sociais uma mensagem de que aguardava revogação da nova norma. “Lembrando que a Câmara tem a prerrogati­va de aprovar um decreto legislativ­o sustando o ato”, disse ele.

O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) já havia preparado um projeto de decreto legislativ­o neste fim de semana para pedir a suspensão da resolução. Com a medida do ministério, o ato será desnecessá­rio.

Regras. A resolução derrubada previa que motoristas realizasse­m dez aulas, de 50 minutos cada, para renovar a carteira. Também seria necessária uma prova com 30 questões de múltipla escolha. Com a revogação, continua a valer como é hoje: é feito um exame médico.

Também foram canceladas outras mudanças para quem pretende tirar a carteira. Entre elas, estão a obrigatori­edade de mais aulas nos simuladore­s de direção para a categoria B (veículos de passeio) e o aumento da dificuldad­e nos exames de baliza.

 ?? EVELSON DE FREITAS /ESTADÃO – 14 26/4/2013 ?? Burocracia. Brasileiro terá vida facilitada, diz ministério
EVELSON DE FREITAS /ESTADÃO – 14 26/4/2013 Burocracia. Brasileiro terá vida facilitada, diz ministério
 ??  ?? NA WEB
Portal. Leia mais dicas para motoristas. estadao.com.br/e/jornaldoca­rro 6
NA WEB Portal. Leia mais dicas para motoristas. estadao.com.br/e/jornaldoca­rro 6

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil