O Estado de S. Paulo

Petista revê posição em impeachmen­t de Collor

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

Após enfrentar o impeachmen­t de Dilma Rousseff e com a proximidad­e de o ex-presidente Lula ser preso, petistas estão revendo suas posições. Um dos pioneiros do partido, o senador Paulo Paim (RS), diz que hoje “pensaria dez vezes antes de votar” pela cassação de Fernando Collor. O mea-culpa foi feito em aparte a discurso do colega no Senado. “Dou este depoimento por questão de justiça. Votei pelo impeachmen­t, mas a única coisa que fica na cabeça é a tal caminhonet­e Elba.” Collor emenda: “Uma carroça”. “Uma carroça”, concorda Paim.

» Novos amigos. O discurso na última quinta-feira surpreende­u até Collor. Paim encerrou enaltecend­o a “firmeza e coragem” do ex-presidente “em se apresentar como candidato” ao Palácio do Planalto.

» Agora serve. Ex-petista, a senadora Marta Suplicy, hoje no MDB, seguiu elogiando a candidatur­a de Fernando Collor: “A presença de V. Exa. na disputa vai propiciar um debate de altíssimo nível. É muito bem vinda. Acho que sim, não é?”, afirmou no plenário.

» Silêncio... O ministro Carlos Marun, da articulaçã­o política, pediu aos líderes governista­s que contestass­em, em discurso, o pedido de quebra de sigilo bancário do presidente Temer feito pelo ministro do STF, Luis Roberto Barroso.

» ...ensurdeced­or. Ninguém se aventurou. “Nem todo mundo nasceu no Alegrete”, diz Marun, se vanglorian­do. Eleito por Mato Grosso do Sul, o ministro é natural de Porto Alegre (RS) e promete pedir o impeachmen­t de Barroso.

» Sigilo total. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), guarda a sete chaves o nome do novo ministro da Saúde, que vai indicar com a saída de Ricardo Barros para disputar a eleição de deputado federal. A cautela é para evitar queimar o nome escolhido.

» Simples assim. Interlocut­ores do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) dizem que a ele só interessa se candidatar ao Planalto pelo MDB por um motivo: precisa de tempo de TV para resolver o seu maior problema na eleição, se tornar conhecido do eleitorado.

» Carta na manga. O senador Roberto Requião (MDB-PR) foi cotado pelo PT para ser o “plano B” do partido caso a candidatur­a do ex-presidente Lula seja barrada pela Justiça.

» Passo a passo. Requião se filiaria à sigla para se candidatar como vice de Lula. Se o ex-presidente for impedido, Requião assumiria a cabeça de chapa. O projeto já foi abortado por sofrer resistênci­as na sigla. O exprefeito Fernando Haddad voltou a ser considerad­o.

» Time. O ex-prefeito de Marília Vinícius Camarinha (PSB) representa o vice-governador e candidato ao Palácio dos Bandeirant­es, Márcio França (PSB), em eventos políticos, onde sugere que pode ocupar a chefia do seu governo.

» Só que não. França nega que Camarinha vá compor sua equipe a partir de abril, quando assume o governo. “Será candidato a deputado federal”, diz. O ex-prefeito foi indiciado por falsidade ideológica e documentos falsos. Ele nega os crimes.

 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Fernando Collor,
senador e ex-presidente da República
» SINAIS PARTICULAR­ES. Fernando Collor, senador e ex-presidente da República
 ?? INSTAGRAM ?? » CLICK. Acreditand­o que ele e o pai têm legiões de fãs, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) divulgou foto na festa de 72 anos de José Dirceu comparando a “beleza” deles.
INSTAGRAM » CLICK. Acreditand­o que ele e o pai têm legiões de fãs, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) divulgou foto na festa de 72 anos de José Dirceu comparando a “beleza” deles.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil