O Estado de S. Paulo

Por que a morte do espião interessa a Putin

- HELIO GUROVITZ E-MAIL: HELIO.GUROVITZ@ESTADAO.COM TWITTER: @GUROVITZ

A pacata Salisbury é dominada por uma bela catedral gótica primitiva, que guarda a cópia mais bem preservada da Magna Carta, de João Sem Terra. No século 19, o escritor Anthony Trollope se inspirou naquele cenário bucólico para ambientar seus romances. Agora, Salisbury deverá ser invadida por uma horda de peritos da Organizaçã­o para a Proibição de Armas Químicas, encarregad­os de investigar o envenename­nto do espião Serguei Skripal e de sua filha, Yulia, com o agente nervoso Novichok, desenvolvi­do e produzido na União Soviética.

Levou oito anos até o governo do Reino Unido autorizar uma investigaç­ão sobre o assassinat­o de Alexander Litvinenko, o espião russo envenenado com polônio, em 2006. Concluída em 2016, ela constatou que o crime foi, provavelme­nte, “aprovado” pelo presidente Vladimir Putin. Desde Litvinenko, pelo menos 14 assassinat­os em solo britânico foram atribuídos à ação do Kremlin. Desta vez, a reação da premiê, Theresa May, foi mais rápida, embora insuficien­te – ela não congelou os ativos suspeitos mantidos por oligarcas russos no Reino Unido.

Que motivo teria Putin, às vésperas de uma eleição em que sua vitória é dada como certa, para autorizar um envenename­nto que certamente seria ligado a ele? Pela lógica peculiar do governo russo, uma mistura de princípios da máfia e da KGB, as negativas diplomátic­as e mentiras protocolar­es fazem parte do teatro externo.

O essencial é que todos os russos saibam quem foi – daí os vestígios óbvios. O objetivo é mostrar que um “traidor” como Skripal não está a salvo nem no bucólico interior britânico, nem que tenha sido extraditad­o como parte de um acordo, nem que não tenha mais nenhum segredo a revelar. Traiu, não há perdão. O eleitor nacionalis­ta aplaude.

 ?? YURI SENATOROV/REUTERS-9/8/2006 ?? Ex-agente duplo. Kremlin considera Skripal um traidor
YURI SENATOROV/REUTERS-9/8/2006 Ex-agente duplo. Kremlin considera Skripal um traidor
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil