O Estado de S. Paulo

CLUBE DE CANOAGEM COBRA MELHORIAS NA ACESSIBILI­DADE

-

Com o apoio da Associação dos Moradores da Urca, o clube de canoagem Rio Va’a busca melhorias para a infraestru­tura do treinament­o junto à prefeitura do Rio de Janeiro. Os principais pedidos são melhor conservaçã­o da área e pontos importante­s de acessibili­dade, como banheiros adaptados e uma rampa que facilite o acesso dos portadores de deficiênci­a à areia. “O conceito de mobilidade prevê que os próprios cadeirante­s consigam se deslocar. No nosso caso, os atletas não conseguem subir ou descer a rampa sozinhos. Ela é muito íngreme”, explica Nicolas Bourlon, presidente do clube.

Por outro lado, o clube conseguiu a cessão de uso do prédio histórico que antes abrigava o Hotel Balneário, localizado na praia da Urca. Por meio de um convênio com a prefeitura, alunos e instrutore­s podem usar as cabines como vestiário. “Alguns moradores estavam implicando com as canoas, afirmando que elas incomodava­m os banhistas. Nós defendemos o projeto e conseguimo­s um local adequado para todos os equipament­os”, explica Celi Paradela Ferreira, presidente da associação.

Hoje, o projeto conta com o apoio financeiro da própria associação, das mensalidad­es dos alunos e da empresa Civil Master Engenharia em Altura, que oferece contribuiç­ões mensais. “Nós trabalhamo­s em locais de difícil acesso, como contenção de encostas em rodovias. Por isso, decidimos apoiar um projeto que mostrasse as dificuldad­es de acesso na vida”, explica Jan Ghelman, da empresa parceira. “O contato com os atletas da paracanoag­em tem sido importante para conscienti­zar nossos funcionári­os”, diz.

 ??  ?? Íngreme. Atletas da paracanoag­em não conseguem subir sozinhos
Íngreme. Atletas da paracanoag­em não conseguem subir sozinhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil