O Estado de S. Paulo

Excesso compromete a visão do Cristo por George Stevens

- Luiz Carlos Merten

A Maior História de Todos os Tempos

THE GREATEST STORY EVER TOLD. (EUA, 1965.) DIR. DE GEORGE STEVENS, COM MAX VON SYDOW, CHARLTON HESTON, CARROLL BAKER, ANGELA LANSBURY, SIDNEY POITIER, JOHN WAYNE, ED WYNN, CLAUDE RAINS.

Leonard Maltin não deixa de ter razão, em seu guia, ao dizer que George Stevens filma algumas das maiores cenas de todos os tempos, mas as estraga pela insistênci­a em mostrar astros e estrelas em participaç­ões especiais. Seu filme é macro – a maior história. Um pouco mais de discrição – minimalism­o? – serviria melhor ao tema. Basta comparar com a versão de Garth David – Maria Madalena, ou o Evangelho da mulher –, em cartaz nos cinemas. Um momento é emblemátic­o – a ressurreiç­ão de Lázaro. Cristo exaure-se, parece que ele próprio vai morrer pelo esforço, no filme de Davis. No de Stevens, é o filho de Deus. Basta estalar os dedos e o céu mobiliza-se. Por bem filmada que seja a versão de Stevens, a de Davis chega a algum lugar que a outra não toca.

TEL. CULT, 22 H. REPRISE, COLORIDO, 199 MIN.

A vida do lendário (e polêmico) político da Baixada Fluminense. Tenório Cavalcanti e sua metralhado­ra, a ‘Lurdinha’. Kikitos de melhor ator (Wilker) e trilha (David Tygell) em Gramado.

C. BRASIL, 19H25. REPR., COLORIDO, 115 MIN.

Pai e filho, ambos advogados, mas há um fosso entre eles. O diretor Burman retoma temas de O Abraço Partido. E propõe outro belo exercício de cinema intimista, familiar.

C. BRASIL, 22 H. REPR., COLORIDO, 102 MIN.

 ?? UNITED ARTISTS ?? Max Von Sydow. Ator de Ingmar Bergman é o Cristo de Stevens
UNITED ARTISTS Max Von Sydow. Ator de Ingmar Bergman é o Cristo de Stevens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil