O Estado de S. Paulo

O mercado universitá­rio Levantamen­to identifica valores,

Moradias voltadas para estudantes movimentam mercado imobiliári­o no entorno de faculdades

- Luiz Fernando Teixeira

tipo e tamanho das residência­s disponívei­s nas proximidad­es de seis grandes universida­des da capital paulista

Nas regiões próximas a seis grandes faculdades de São Paulo é maior a oferta de imóveis de três dormitório­s, de acordo com estudo inédito feito pelo Grupo Zap Viva Real. No mercado, costuma-se relacionar imóveis menores ao público universitá­rio.

“A procura é muito grande. Normalment­e, o estudante vem com colegas, um ou dois, atrás de algum com dois dormitório­s”, diz o corretor da Paulo Roberto Leardi, Rodolfo Moretti. Ele trabalha na Vila Clementino e Vila Mariana e se acostumou a atender quem estuda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universida­de Federal de São Paulo (Unifesp). De acordo com ele, o pico de procura do mercado é no período entre fevereiro e março e depois em julho, época do início dos semestre letivos.

Moretti aponta que há também o aumento na procura por estúdios ou quitinetes e apartament­os de um dormitório. A estudante Gislene Ramos procurou um imóvel com essas caracterís­ticas ao se mudar para São Paulo. Ela foi informada de que havia sido aprovada no curso de pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicaçã­o (CELACC) da USP apenas um mês antes do início das aulas. “Foi uma corrida contra o tempo de muita busca na internet, desde grupos de moradia no Facebook a sites especializ­ados”, conta.

Vinda de Salvador, ela não queria dividir casa ou apartament­o com outras pessoas, afim de manter sua privacidad­e e a tranquilid­ade para estudar. Além disso, como as aulas são à noite e terminam às 23 hora, ela preferiu ficar por perto câmpus, conseguind­o uma quitinete próxima à estação de metrô.

“Depois de um ano aqui, estou amando morar no Butantã, não somente pela facilidade de deslocamen­to até a USP, mas também pela tranquilid­ade que o bairro tem.”

Para a gerente de Inteligênc­ia de Mercado do Grupo Zap Viva Real, Cristiane Crisci, as regiões da USP e da ESPM, assim como as cercanias da Pontifícia Universida­de Católica de São Paulo (PUC-SP), em Perdizes, tem grandes chances de terem lançamento­s futuros projetados para unidades individuai­s.

“Apenas 15% ou menos da oferta de apartament­os para locação possuem tal tipologia, que é muito aderente às necessidad­es de moradia de universitá­rios”, diz Cristiane. O estudo mostra que a Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na região da Bela Vista, e a Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie, na Consolação,

já têm ofertas nessas condições. “Perto de lá já há diversos apartament­os prontos, mas nos demais, apesar de serem bairros nobres, pode haver sim esses lançamento­s.”

Investimen­to. O engenheiro Walner Espírito Santo resolveu investir em um estúdio nas proximidad­es do Mackenzie, justamente por conta do fluxo constante de estudantes procurando morar perto das faculdades. “Eu venho olhando esse tipo de investimen­to há cerca de um ano. Esse foi o segundo imóvel que eu olhei de verdade com essa intenção e já comprei porque me pareceu um bom investimen­to.”

A aposta foi

em um estúdio de 24 m² em um prédio que vai ser construído justamente para esse fim e deve estar concluído dentro de três anos. “O valor não está tão baixo quanto eu esperava, mas entendo que ainda vai valorizar um pouco mais. Acredito que a região será revitaliza­da, então quando ficar pronto o aluguel vai ser ainda maior”, diz. De acordo com o estudo, o valor médio do aluguel de um apartament­o na região é de R$ 2,2 mil. O diretor comercial da incorporad­ora You, Rodrigo Guedes, diz que ficou surpreso com a velocidade com que as unidades do empreendim­ento que estão realizando na Rua Caio Prado, próxima ao Mackenzie, foram vendidas. “Observamos realmente uma retomada nesse tipo de mercadoria, que é escassa. Tínhamos como público final, conceitual­mente, os estudantes e os investidor­es com interesse em adquirir unidades para locação”, afirma. As 387 unidades de estúdio que estavam disponívei­s foram vendidas em 90 dias.

Guedes conta que a incorporad­ora agora planeja construir na Rua Bartira, nas proximidad­es da PUC, seguindo as mesmas caracterís­ticas. “São imóveis bastante disputados, porque a demanda sobre esse tipo de mercadoria, com foco no estudante, tem aceitação muito boa no mercado”, conta. Os bairros do centro também têm incentivos para a construção de empreendim­entos mais altos, de acordo com Cristiane.

“Como o Plano Diretor incentiva essas construçõe­s, as incorporad­oras estão aproveitan­do para construir em terrenos menores, sem muita área. Não há necessidad­e de uma grande área de lazer, ser um condomínio-clube”, diz Cristiane.

A falta de espaço nesses bairros para construçõe­s faz com que os proprietár­ios de casas tenham começado a se beneficiar da demanda e adaptado suítes para alugar os quartos.

“Como eram as antigas pensões, só que hoje estão mais organizada­s. Um quarto com banheiro que tem espaço de micro-ondas por exemplo, para quem é solteiro e já tem móveis, dentro de uma casa antiga”, diz Moretti, mencionand­o particular­mente a Vila Clementino. Dos campi analisados, o que mais tem casas no entorno é o da USP, no Butantã.

O Butantã é o bairro que tem a menor média de preço de aluguel analisado pelo Zap Viva Real. O estudo constatou que a região tem valores cerca de R$ 1 mil menores do que a das demais áreas analisadas. Também é a que mais tem casas disponívei­s, com cerca de 23% das ofertas registrada­s.

“Essas universida­des são as que mais atraem pessoas de outras cidades” Cristiane Crisci, gerente de Inteligênc­ia de Mercado do Grupo Zap Viva Real

 ??  ?? Perto.A baiana Gislene Ramos veio fazer pós na USP e alugou imóvel no Butantã
Perto.A baiana Gislene Ramos veio fazer pós na USP e alugou imóvel no Butantã
 ?? RAFAEL ARBEX/ESTADÃO ?? Aposta. O engenheiro Walner Espírito Santo comprou um segundo imóvel com a intenção de alugar para estudantes
RAFAEL ARBEX/ESTADÃO Aposta. O engenheiro Walner Espírito Santo comprou um segundo imóvel com a intenção de alugar para estudantes
 ??  ?? Qualidade. A baiana Gislene aprova o Butantã
Qualidade. A baiana Gislene aprova o Butantã
 ??  ??
 ?? FOTO: EDUARDO LEITE / DIVULGAÇÃO ??
FOTO: EDUARDO LEITE / DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil