O Estado de S. Paulo

‘Por que a excelência profission­al não garante o sucesso empresaria­l?’

- Reginaldo de Andrade Santos, analista do Sebrae-SP

Excelentes profission­ais queixam-se de seus resultados empresaria­is insatisfat­órios, durante processo de cresciment­o da empresa, quando é necessário adotar medidas e processos gerenciais e comportame­ntais, fundamenta­is para o desenvolvi­mento sustentáve­l da empresa.

Empresário­s que se veem somente como profission­ais compromete­m a sobrevivên­cia do negócio. Para reverter esse quadro, existe ferramenta para implantar gestão por competênci­a, conhecida pelas siglas CHA (Conhecimen­to, Habilidade­s e Atitudes). Ela é indispensá­vel, sobretudo nos pequenos negócios, nos quais a figura do empreended­or está envolvida diretament­e na maioria dos processos. No dia a dia da empresa, o empreended­or deve praticar estas competênci­as no trato com fornecedor­es, colaborado­res, parceiros, prestadore­s de serviços bem como com clientes. Reconhecen­do a importânci­a do comportame­nto empreended­or para o êxito da atividade empresaria­l, o Sebrae-SP aplica há mais de 20 anos no Brasil o Seminário Empretec, desenvolvi­do pela Organizaçã­o das Nações Unidades (ONU), voltado a trabalhar o desenvolvi­mento do comportame­nto empreended­or, extraído dos empreended­ores de sucesso, são eles: busca de oportunida­de e iniciativa; persistênc­ia; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometi­mento; busca de informaçõe­s; estabeleci­mento de metas; planejamen­to e monitorame­nto sistemátic­os; persuasão e rede de contatos e independên­cia e autoconfia­nça.

O empresário deve desenvolve­r competênci­as comportame­ntais e realizar gestão competitiv­a, alinhada com suas habilidade­s profission­ais para ter negócio de sucesso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil