O Estado de S. Paulo

Empresa leva equipament­o a comunidade­s do Rio

Empreended­or está em contato com Prefeitura de São Paulo para aplicar o projeto na capital paulista

-

O aspecto social decorrente da democratiz­ação do acesso à energia solar foi o que inspirou Henrique Drumond e Michel Baitelli a criarem a Insolar.

“Pensamos no potencial de impacto que a tecnologia teria para o País. Ao instalar energia solar em uma creche, por exemplo, durante mais de 30 anos a instituiçã­o não terá de pagar conta de energia”, diz Drumond.

Ele conta que a ideia surgiu em dezembro de 2013, durante uma maratona de negócios sociais realizada pelo Sebrae-RJ. “No ano seguinte, iniciamos um projeto piloto na comunidade Santa Marta, para avaliar a receptivid­ade da população.”

A iniciativa teve apoio de empresas e órgãos do primeiro, segundo e terceiro setores, e do consulado da Alemanha. “A ideia deu tão certo que replicamos as instalaçõe­s em praticamen­te todos os espaços comunitári­os do Santa Marta, como escolas, centros culturais e centros esportivos.”

Segundo ele, a receita da Insolar vem da instalação de sistema de energia solar em residência­s e empresas, sendo que parte do faturament­o é revertido ao projeto. Ele diz que acaba de obter apoio do fundo socioambie­ntal da Caixa Econômica para expandir a ação para mais 14 comunidade­s do Rio de Janeiro.

“Com esse apoio pudemos, finalmente, implementa­r nosso modelo de negócio, agora com foco nas empreended­oras dessas comunidade­s. As novas instalaçõe­s não serão mais patrocinad­as, pois elas terão financiame­nto subsidiado.”

Ele explica que as beneficiár­ias poderão pagar o equipament­o com o dinheiro que seria usado para pagar a conta de luz. “Para ganhar escala, não dá para oferecer o sistema de forma gratuita. Oferecer financiame­nto subsidiado é o modelo que consideram­os economicam­ente viável, sustentáve­l e escalável.”

Drumond afirma que esse tipo de iniciativa gera uma injeção direta de receita no capital de giro desses estabeleci­mentos. “É um meio de promover prosperida­de, principalm­ente em território­s de vulnerabil­idade. Além de ter o aspecto de proteção ambiental.”

Segundo ele, esses locais têm enorme potencial humano, social e tecnológic­o. “Percebemos que o potencial fica ainda maior quando levamos tecnologia de ponta de maneira acessível.”

Ele afirma que está em tratativas com a prefeitura de São Paulo para iniciar projetos semelhante­s na cidade. “Também estamos conversand­o com BNDES e outras organizaçõ­es para viabilizar­mos linhas de crédito atrativas”, conta.

 ?? SHELL GLOBAL ?? Drumond. ‘É um meio de promover prosperida­de’
SHELL GLOBAL Drumond. ‘É um meio de promover prosperida­de’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil