O Estado de S. Paulo

Temer inicia conversa com DEM sobre eleição

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Opresident­e Michel Temer terá nesta semana sua primeira conversa com o novo comando do DEM e após o partido indicar que pode ter candidatur­a própria ao Palácio do Planalto. O tema será o futuro eleitoral da tradiciona­l coalizão MDB-DEM. Com base em pesquisas, os demistas defendem que o candidato do grupo não represente a continuida­de do atual governo. Os números indicariam que uma candidatur­a nesta linha estaria fadada ao fracasso devido à impopulari­dade de Temer. Se houver acordo, busca-se um nome viável eleitoralm­ente.

» Em pauta. Na reunião, o DEM vai tratar da substituiç­ão do ministro da Educação, Mendonça Filho, que deixa a pasta em abril para disputar a eleição. A definição dirá muito do rumo da aliança MDB-DEM.

» Escolha. Se o DEM indicar um nome político para o lugar de Mendonça, significar­á que os dois partidos estarão juntos na eleição presidenci­al. Mas há a opção de entregar o cargo, iniciando o distanciam­ento.

» Plano B. A tendência no DEM hoje, contudo, é buscar o meio termo para não fechar as portas com o MDB e indicar um nome técnico. Neste caso, o partido dirá que está colaborand­o para a continuida­de dos trabalhos no MEC.

» Efeito imediato. A última pesquisa Ibope encomendad­a pelo governo mostrou que o índice de aprovação à intervençã­o na segurança pública do Rio de Janeiro caiu de 80% para 71%. O dado é de sexta-feira.

» Questão de tempo. No governo a avaliação é que o índice volte a crescer com a prisão dos bandidos que executaram a vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes. Os que desaprovam a intervençã­o somam 23%.

» De lavada. A pesquisa interna também mediu o desempenho do governo. A gestão de Temer é ótima e boa para 9%. Regular, ruim e péssima para 89%.

» Mala cheia. Para conseguir participar dos debates na eleição presidenci­al, Levy Fidelis tenta atrair cinco deputados para o PRTB na janela partidária. Ele reservou R$ 8 milhões para financiar as campanhas de quem migrar para a sigla.

» Voo privado. O PSDB mineiro desembolso­u R$ 30.120 para que Aécio Neves e os deputados Caio Narcio e Domingos Sávio fossem de King Air de Brasília até Contagem na quinta, 15, em evento de entrega de casas populares do governo.

» Eu também. Sem vaga em voo da FAB, o ministro Alexandre Baldy foi no próprio jatinho. Presidente do PSDB mineiro, Domingos Sávio justificou que não daria tempo de chegar no evento de voo comercial.

» Dono. Segundo a Anac, o King Air está registrado em nome da siderúrgic­a Ciafal, do empresário Eduardo Fonseca, amigo dos tucanos. A aeronave é operada pela firma de táxi aéreo Carlinhos Ultraleve, de BH. » Turma. Confirmado candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria vai buscar o apoio do PSD, PRB, DEM e PP na sua campanha ao governo de São Paulo. Os dois primeiros não apoiaram sua eleição para a prefeitura.

» Até o fim. Doria vai renunciar no dia 6 de abril, um dia antes do prazo. Todo secretaria­do será mantido pelo vice Bruno Covas.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil