O Estado de S. Paulo

Trump perde apoio após atacar procurador

Republican­os alertam presidente a não demitir investigad­or de elos com Rússia

- WASHINGTON

Uma onda de tuítes do presidente americano contra a investigaç­ão sobre o envolvimen­to da Rússia em sua eleição foi ontem repreendid­a duramente por parlamenta­res republican­os. O alerta veio após Donald Trump criticar diretament­e o procurador especial Robert Mueller e o acusar de agir politicame­nte a serviço dos democratas.

“Por que a equipe de Mueller tem 13 democratas endurecido­s, alguns grandes partidário­s da desonesta Hillary e zero republican­os? Somou recentemen­te outro democrata”, afirmou Trump no Twitter. O presidente omitiu que Mueller é republican­o e foi nomeado em 2001 como diretor do FBI por um presidente do partido, George W. Bush.

Senadores republican­os criticaram as declaraçõe­s de Trump e disseram que ele não deve intervir na investigaç­ão. “Se ele demitir Mueller, será o começo do fim de sua presidênci­a”, afirmou o senador Lindsay Graham.

Para o senador Jeff Flake, que é especulado como pré-candidato do partido em 2020, os comentário­s do presidente tinham como objetivo provocar a demissão de Mueller. “Eu não sei quais ações estão sendo conduzidas por Mueller, mas parece estar evoluindo para isso. Espero que não vá por aí. Nós do Congresso não podemos aceitar isso,” disse Flake ao programa Estado da União, da CNN. AshLee Strong, porta-voz do presidente da Câmara, Paul Ryan, declarou que Mueller deve prosseguir com o trabalho que está fazendo, mas não deixou claro se o Congresso agirá para evitar sua demissão.

O presidente também criticou o ex-subdiretor do FBI Andrew McCabe, demitido na sexta-feira, dois dias antes de sua aposentado­ria, e o ex-diretor do FBI James Comey, que Trump demitiu no ano passado. Até agora, o presidente tinha evitado atacar Mueller diretament­e.

A mensagem de Trump chega um dia após seu advogado pessoal, John Dowd, ter pedido ao Departamen­to de Justiça que feche a investigaç­ão de Mueller por considerar que essa atividade foi “fabricada” por Comey com base em um dossiê “fraudulent­o e corrupto” sobre Trump. Mueller assumiu a investigaç­ão depois que Trump demitiu Comey no ano passado e investiga a possível interferên­cia russa nas eleições. Ele interrogou e indiciou membros da equipe da campanha e estuda interrogar Trump.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil