O Estado de S. Paulo

Assad visita tropas em enclave alvo de massacres

Soldados sírios já tomaram 80% de Ghouta Oriental e rebeldes discutem cessar-fogo para remover feridos

- DAMASCO

O ditador sírio Bashar Assad visitou ontem Ghouta Oriental, cidade bombardead­a por suas tropas nas últimas semanas, em ataques que, segundo o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos, ONG com sede em Londres, mataram 1,1 mil civis em menos de um mês.

Segundo o regime sírio, 80% do território já está em poder das tropas do governo. Assad visitou ontem batalhões na região sul da cidade e disse estar “muito orgulhoso” dos militares. “Esta não é a batalha por Damasco, nem por Ghouta nem pela Síria, mas por todo o mundo. Cada bala que dispararam contra um terrorista mudou o equilíbrio (de poder) do mundo”, disse Assad, segundo a agência estatal Sana.

A agência também mostrou Assad em cima de um tanque e apertando mão de vários soldados. O presidente sírio encontrou algumas famílias que foram retiradas da região nos últimos dias. Segundo o observatór­io, 50 mil civis saíram em três dias das localidade­s do sudoeste de Ghouta Oriental.

O principal grupo rebelde que atua em Ghouta afirmou ontem que negocia um cessar-fogo com uma delegação da ONU para a chegada de ajuda humanitári­a e a retirada de feridos com gravidade.

Nas últimas semanas, as tropas de Assad dividiram Ghouta em três zonas cercadas, em uma das ofensivas mais violentas da guerra civil que já dura sete anos. Os rebeldes sofreram sua maior derrota desde a batalha de Alepo, em 2016. Vários pacientes em estado grave foram retirados do lado norte da região e houve entrada de ajuda humanitári­a. Isso não ocorreu na região sul.

 ?? EFE ?? Selfie. Soldados leais ao regime sírio recebem Bashar Assad em Ghouta Oriental: governo controla 80% da região
EFE Selfie. Soldados leais ao regime sírio recebem Bashar Assad em Ghouta Oriental: governo controla 80% da região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil