O Estado de S. Paulo

Pacto entre Reino Unido e UE sobre Brexit avança

- BRUXELAS

O chefe dos negociador­es da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, e o ministro britânico para o Brexit, David Davis, anunciaram ontem que Bruxelas e Londres chegaram a um acordo sobre “a maior parte” dos termos da transição do Brexit, a saída britânica do bloco europeu.

Entre os pontos acertados no fim de semana está a definição sobre o período de transição do Brexit, que começa a valer a partir de 29 de março de 2019 e vai até 31 de dezembro de 2020. O objetivo, segundo Barnier, “é evitar incertezas para empresas e cidadãos”. Durante a transição, o Reino Unido terá de cumprir as normas da UE e não terá mais direito a voto no bloco.

Além disso, para obter um bom acordo comercial com a UE, Londres cedeu, ao menos por enquanto, aos pedidos da Europa para manter dentro do mercado comum europeu e da união aduaneira a fronteira da Irlanda, que é membro do bloco, com a Irlanda do Norte, território britânico. O tema, porém, ainda está em aberto “até que se encontre alguma outra solução”, segundo Barnier.

A questão irlandesa é um dos entraves das negociaçõe­s. O Partido Unionista Democrátic­o (DUP), que dá sustentaçã­o ao governo da premiê, Theresa May, é radicalmen­te contra que a Irlanda do Norte tenha regras diferentes do restante do país – uma concessão de May poderia representa­r a queda do governo.

O acordo de transição também inclui o futuro de Gibraltar, território britânico localizado ao sul da Espanha. Barnier e Davis não deram detalhes do diálogo, que está sendo feito em caráter bilateral. Nos bastidores, porém, Madri estaria irredutíve­l nas exigências, que incluem o uso compartilh­ado do aeroporto do território.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil