O Estado de S. Paulo

Empresa deu ‘passo errado’, afirma diretor da ONU

- André Borges / BRASÍLIA CARLA ARAÚJO E LU AIKO OTTA

O grupo norueguês Norsk Hydro terá de investir pesado para recuperar a confiança em suas operações. A avaliação é de Erik Solheim, diretor executivo da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente.

Em entrevista ao Estado, Erik Solheim – que é norueguês e já comandou o Ministério do Meio Ambiente da Noruega – disse que a empresa deu um “passo errado” ao não se comunicar corretamen­te sobre os estragos causados nas operações em Barcarena, mas que está certo de que a situação se resolverá.

“A Hydro tem investido substancia­lmente no Pará. Conheço a companhia muito bem e sei que é uma empresa comprometi­da com o meio ambiente. Conheço seu diretor-geral e suas melhores intenções. Acredito que eles deram um passo errado, não foram capazes de se comunicar corretamen­te num primeiro momento, e isso criou esse clima de inseguranç­a, principalm­ente com a população local”, disse. “A empresa terá de investir pesadament­e para ganhar novamente a confiança da população. Sei que estão completame­nte envolvidos com isso e cuidarão dessa questão.”

Solheim esteve em

Brasília para discursar na cerimônia de abertura do 8.º Fórum Mundial da Água, evento que ocorrerá até sexta-feira na capital federal, com expectativ­a de reunir 40 mil pessoas, entre representa­ntes de governos, academia, sociedade civil, setor privado e organizaçõ­es.

Perguntado sobre os benefícios práticos que o encontro pode gerar, Solheim afirmou que se trata de uma oportunida­de para comparar experiênci­as. “É uma chance de se discutir como diferentes nações podem fazer algo melhor pela gestão da água, como podemos aprender uns com os outros, além de apresentar oportunida­des de negócios nessa área, mostrando como problemas podem virar oportunida­de.”

Na abertura do Fórum, o presidente Michel Temer destacou que seu governo se esforça para terminar a transposiç­ão do Rio São Francisco. “Preservar não basta, é preciso fazer chegar a água aos lares das famílias.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil