O Estado de S. Paulo

Capital paulista tem verão menos chuvoso em 15 anos

- /JOSÉ MARIA TOMAZELA e PRISCILA MENGUE

O verão, que termina hoje, foi o menos chuvoso em 15 anos na capital paulista. São Paulo teve 50 dias de chuva durante a estação, o que totalizou 572,3 milímetros de precipitaç­ão – 79% da média, consideran­do o período entre 1961 e 2017. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet).

Este verão também foi um pouco menos quente do que o normal. Segundo o Inmet, a média das máximas registrada­s na cidade ficou em 28ºC – o menor valor em 10 anos. A mais baixa temperatur­a foi registrada no dia 8 de janeiro (16,5ºC).

Com a chegada do outono, que começa hoje às 13h15, a previsão é de queda nas temperatur­as. Em São Paulo, a mudança de estação ficará mais evidente a partir amanhã, com a chegada de uma frente fria, que deve trazer chuva à cidade. A previsão é de temperatur­as entre 23ºC e 28ºC. Mas as primeiras massas de ar polar só devem chegar ao País no mês de maio. Reservatór­ios. A baixa quantidade de chuvas tem causado impacto nas represas do Estado. “Neste verão, tivemos muitos temporais, mas poucas chuvas localizada­s, com vários dias consecutiv­os de instabilid­ade. São essas que alimentam os lençóis freáticos”, diz Ana Maria Heuminiski de Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológ­icas e Climáticas Aplicadas à Agricultur­a (Cepagri) da Universida­de Estadual de Campinas (Unicamp).

Na tarde de ontem, a vazão do Rio Piracicaba, o principal da região de Campinas, era de 85,8 m³/s, conforme medição do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Sais), abaixo da média histórica para março, de 126 m³/s. O Atibaia, principal responsáve­l pelo abastecime­nto de Campinas, estava com 20,5 m³/s, 20% abaixo da média.

Segundo o Consórcio das Bacias Hidrográfi­cas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), desde a crise de 2014, as prefeitura­s são orientadas a ampliar as reservas de água para evitar o racionamen­to durante o período de estiagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil