O Estado de S. Paulo

NÃO PERCA

-

Vitrais de Chagall

A praça da igreja de St. Stephan guarda nove vitrais azuis feitos pelo artista russo Marc Chagall (18871985), de origem judaica, com imagens bíblicas. O primeiro deles foi instalado em 1978 na igreja gótica. Engraçado que Chagall se tornou cidadão honorário da cidade, mas nunca pisou em Mainz. Ele terminou o último vitral pouco antes de morrer, aos 97 anos.

Resquícios romanos

Descoberto em 1999 durante a construção de um shopping, o Heiligtum der Isis und Mater Magna é um sítio arqueológi­co com resquícios da vida romana: moedas, frutas secas, utensílios e estátuas. Site: tabernaroe­misches-mainzde.

Catedral de Mainz

A catedral sofreu um incêncio no dia em que foi inaugurada, em 1009. O prédio foi reconstruí­do várias vezes ao longo dos anos, o que se nota pela mistura dos estilos romântico, gótico e barroco.

Em que estação?

No verão, o Festival do Vinho é realizado entre o fim de agosto e o começo de setembro, com produtores locais. Se for no inverno, não perca o tradiciona­l mercado de Natal em frente à Catedral, com comidas, bebidas e artesanato típicos.

Pausa para o almoço

No centro, o Bratwurst Glöckle oferece os tradiciona­is schnitzel (empanados de carne de porco;

8,90) e o schweinebr­aten, carne de porco assada, com molho e acompanhad­a de kartoffelk­nödel, uma bolota de batata, e de sauerkraut, o famoso chucrute (¤ 10,90). Endereço: Schusterst­rasse 18-20.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil