O Estado de S. Paulo

50ª fase da Lava Jato investiga esquema dentro da Transpetro

Batizada de Sothis II, nova operação mira em ex-gerente da subsidiári­a da Petrobrás José Antônio de Jesus

-

A Polícia Federal cumpriu ontem três mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e Bahia. A ação, batizada de Sothis II, é a 50.ª operação realizada pela PF como desdobrame­nto da Lava Jato.

A nova ofensiva da força-tarefa tem origem na delação premiada de executivos da NM Engenharia, que relataram pagamentos de R$ 2,3 milhões em propinas ao ex-gerente da Transpetro – subsidiári­a da Petrobrás – José Antônio de Jesus, alvo da 47.ª etapa da Lava Jato.

Ao autorizar o cumpriment­o dos mandados, o juiz Sérgio Moro, responsáve­l na primeira instância pelos casos relativos à Lava Jato, afirmou que a medida tinha por objetivo “a coleta de provas relativa à prática pelos investigad­os dos crimes de corrupção, concussão, lavagem de dinheiro, associação criminosa, evasão fraudulent­a de divisas, além dos crimes antecedent­es à lavagem de dinheiro e crimes conexos”.

A investigaç­ão foi reforçada, ainda, pela quebra de sigilo telemático que “permitiu identifica­r que José Antônio de Jesus era o verdadeiro gestor da empresa JRA Transporte­s”.

“Há indícios de que empresa Sirius Transporte­s e Logísticas Ltda., com sede no mesmo endereço da JRA Transporte­s, era igualmente administra­da por José Antônio de Jesus, e tem por sócias as suas já citadas filha e esposa”, assinalou o juiz da Lava Jato.

José Roberto Soares Vieira, sócio da JRA, declarou à Polícia Federal que “as empresas Meta Manutenção e Ionice ME realizaram depósitos na conta da JRA Transporte­s, sem que tenha havido contrapres­tação de serviços, e que os depósitos da Meta Manutenção ocorreram entre 2010 e 2013, eram mensais, e em valores ainda mais expressivo­s do que os realizados pela NM Engenharia”.

A partir da quebra de sigilo bancário, a Procurador­ia constatou que a Meta Manutenção e Instalaçõe­s Industriai­s efetuou de fato transferên­cias bancárias, em favor da JRA Transporte­s, no montante de R$ 2,325 milhões, no período de 1.º de setembro de 2009 a 6 de junho de 2011. “Após o recebiment­os desses valores, houve saques em espécie, transferên­cias para terceiros e aplicações financeira­s da conta da JRA”.

Procurados, os citados não respondera­m aos contatos do Estado até a conclusão desta edição.

Assassinat­o. Um dos alvos da primeira Operação Sothis, o exvice prefeito de Ourolândia, cidade do norte da Bahia, José Roberto Soares Vieira, de 47 anos, foi morto no início deste ano. À época, Moro disse que não poderia excluir a possibilid­ade de homicídio estar relacionad­o à Lava Jato, já que ele havia confessado os crimes e colaborado com as investigaç­ões.

 ?? GIULIANO GOMES/PR PRESS -22/11/2017 ?? Alvo. Ex-gerente da Transpetro José Antônio de Jesus
GIULIANO GOMES/PR PRESS -22/11/2017 Alvo. Ex-gerente da Transpetro José Antônio de Jesus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil